Sobre o PliimPRO đ
OlĂĄ meus queridos,
Faz um tempo que vocĂȘs nĂŁo recebem alguma novidade por aqui. Esses tempos confusos atrapalharam um pouco minha cabeça na hora de escrever.
Hoje vim com um email diferente do modelo padrĂŁo da newsletter. Pretendo enviar uma nova edição em breve, ainda este mĂȘs. Mas hoje quero contar para vocĂȘs uma novidade e desabafar um pouco jĂĄ que Ă© papo de cozinha: honestos e inacabados!
Nos Ășltimos meses trabalhei no meu primeiro sideproject pago. Ă a primeira vez que vou lançar algo cobrando đ”. O lançamento vai acontecer amanhĂŁ! Ă o PliimPRO: a versĂŁo turbinada e nativa do Pliim, que te ajuda no setup prĂ©-reuniĂŁo, na hora de compartilhar a tela.
â DĂĄ uma espiada http://pliim.app
Quando comecei a jornada de fazer o PliimPRO, eu estava bem confiante que nĂŁo seria algo difĂcil. Era reescrever a base de cĂłdigo, ganhar mais performance aqui, adicionar funcionalidades aqui, uns ajustes ali e pronto. Mas confesso para vocĂȘs: que SUADEIRA danada que foi tudo isso. A quantidade de trabalho e ansiedade que isso me gerou foi das grandes. E ainda nem sei se como produto vai dar certo ou nĂŁo. Sei que ele estĂĄ lindĂŁo como nunca e voando em alta velocidade đ. Elenquei aqui trĂȘs coisas que mais me complicaram durante a jornada e acho que vai ser bacana compartilhar:
Bugs
Eu decidi reescrever o Pliim de Electron para SwiftUI, e tirar vantagem de migrar de um ambiente web para uma aplicação nativa. Depois de estudar, assistir alguns cursos e dedicar mais algumas semanas, o PliimPRO estava pronto e jĂĄ funcionando na minha mĂĄquina. Espalhei para alguns amigos e, nesse momento, surgiu uma lista imensa de problemas para resolver no app, que ora funcionava, ora nĂŁo. Como cada um personaliza o seu sistema operacional, tem um trabalho muito pesado para conseguir testar e validar em todos esses cenĂĄrios (um monitor, dois monitores, dez monitores…). NĂŁo sei se foi pela pressĂŁo que me coloquei de ser um produto pago, mas fui parar em lugares muito obscuros, tentando nĂŁo deixar nenhuma aresta de fora.
Finanças
VocĂȘ estĂĄ lĂĄ com seu app redondo, feliz, rodando no seu computador e de seus amigos. Todo mundo bem. Eis que aparece o fantasma das perguntas: Quanto vai custar? Como vai vender? VocĂȘ acha que alguĂ©m vai comprar? Onde vocĂȘ vai vender?
Passei um tempo pesquisando qual seria a melhor plataforma para receber pagamentos e distribuir o app. Decidi nĂŁo distribuir via Apple store por dois motivos:
- A apple tem um sistema de review muito rigoroso e algumas funcionalidades do app poderiam demorar muito para serem aprovadas, ou até não passar, jå que mexem diretamente com o OS.
- Para poder distribuir, eu preciso de no mĂnimo uma licença de $99 dĂłlares, considerei um investimento alto para um primeiro app alĂ©m de a comissĂŁo da apple ser de 30% đ°
Uma coisa interessante que saiu dessa pesquisa foi essa planilha que eu fiz para projetar os custos e pĂșblico do app:
- Ela calcula o quantos consumidores vocĂȘ precisa, a partir do retorno que vocĂȘ espera daquele produto.
- Um dropdown de opçÔes para vocĂȘ brincar com os diferentes tipos de pagamento e descobrir qual o melhor modelo para vocĂȘ, com todas as taxas e considerando o nĂșmero de consumidores.
- Uma estimativa para sua taxa de conversĂŁo, para vocĂȘ conseguir se planejar e matematicamente preparar o seu coração e descobrir quantas pessoas vocĂȘ precisa que entrem no seu site ou vejam o seu app.
Ainda vou dar uma turbinada nela, para lançar pĂșblica. Mas jĂĄ deixei um link aqui para vocĂȘ brincar com ela. Feedbacks sĂŁo bem vindos.
â Spreadsheet projection sideproject sales
O Marketing
Maravilha. Agora vai. SĂł falta fazer uma landing page molezinha e estou pronto para lançar… E foi aqui que a brincadeira virou um monstro. Como o Lucas Bacic bem colocou, lançar um produto Ă© um projeto prĂłprio.
Cada guia de lançamento que eu lia, era uma dose a mais de ansiedade injetada: entre em contato com fulano, crie uma comunidade, ache um hunter para promover seu app, nĂŁo perca as 48h do lançamento. Por exemplo, para estar nos destaques no Product Hunt (um dos sites mais usados para descobrir novos produtos), Ă© preciso, no mĂnimo, 50 upvotes na primeira hora e que seu produto seja curado por um dos top hunters do site - e claro, vĂĄrios cobram por “mentoria”, para vocĂȘ falar sobre o produto.
Fiquei tĂŁo maluco que quase desisti. Um belo trecho para o Mochileiro das GalĂĄxias: guias para te ajudar a lançar um produto, que te fazem desistir de lançar. No fim, ignorei todos esses growth hacks e resolvi fazer um plano mais realista e menos estressante pessoalmente. Pedi uma boa ajuda para a Carol â€ïž, com os textos. Comunicar bem e no tom certo para cada veĂculo Ă© trabalhoso, mas muito importante. NĂŁo dĂĄ nem para comparar os meus primeiros rascunhos com a versĂŁo final.
O maior aprendizado que tirei aqui Ă© a importĂąncia de se construir uma comunidade em volta do seu produto(s), antes mesmo, atĂ©, de começå-lo. Eu sempre fui do time do “faz primeiro mostra depois”. Mas pode ser relevante atĂ© para sua vida profissional ter uma maillist (como essa đ): pessoas que se interessam - e lĂȘem seu desabafo haha.
O email foi longo, mas espero as pequenas descobertas que fiz aqui interessem vocĂȘs. E se vocĂȘ estĂĄ pensando em lançar algo e quiser bater um papo, sĂł responder essa news. E estou disponibilizando o checklist que fiz com o plano de lançamento:
Por fim
O PliimPRO vai ter seu lançamento oficial é amanhã, terça-feira, se puder dar aquele suporte com RTs, upvotes e tudo que o mundo não democråtico digital precisa, eu agradeço.
e claro, a promoção de lançamento do PliimPRO. Feito para vocĂȘ compartilhar a tela com a segurança de que nada vergonhoso vai aparecer :)
â Aproveita Pliim.app đ đ§đ·
Um abraço.