Trem do Céu logo

Trem do Céu

Arquivo
Entrar
Inscrever-se
22 de Junho de 2026

Trensletter #43 - 14 a 20 de Junho

Foi assunto no Bluesky

Bom dia, boa tarde, boa noite! Edição fresquinha da Trensletter, o seu periódico semanal para relembrar, saber ou entender os assuntos que tomaram conta da praça da nossa Vila Céu Azul!

Mais Copa 



A Vila Céu Azul entrou no clima de copa. No início da semana, o destaque ficou com o árbitro brasileiro, Wilton Pereira Sampaio, que abusou do inglês da mesma escola do Joel Santana (ao que parece!) e largou logo 3 expulsões no seu jogo de estreia:

Wilton Pereira Sampaio 😅 (post contém video)

Post de Tom Chambers (‪@bomsenhor.bsky.social‬): Após expulsar mexicanos e sul-africanos, Wilton Pereira é convidado para assumir o escritório regional do ICE em Albuquerque (NM)

Curaçao, um país insular localizado nas Pequenas Antilhas no sul do mar do Caribe, estreou em Copas, mas não do jeito que gostaria… Sobrou carisma, faltou técnica e, jogando contra a Alemanha, acabou fazendo a skyline reviver um trauma:

Post de Telecurso 2000 (‪@lenon.me‬): Clube do 7x1 (2 membros)

Post de wilma schoen (‪@waleska.neocities.org‬): união cusil (curaçao e brasil)

Post de Papa Caçambitus II (‪@sonambulismo.cc‬):
- Alemanha metendo 7 a 1
- Neymar lesionado
- Aécio querendo ser candidato a presidente de qualquer jeito.
Estamos num vórtex

Post de Camarote da República (@camarotedacpi.bsky.social‬): Uma nação inteira sofrendo de estresse pós-traumático e nem é a gente que tá jogando, que dor. Eu levantei pra pegar água e ouvi o "gol da Alemanha" e revivi 2014 inteiro 😭
#Copa2026

Post de Breno Amaro 🇧🇷 (‪@brenoamaro.bsky.social‬): Cês tão tentando comparar esse 7x1 da Alemanha em cima de Curaçao com o nosso 7x1??? Porra, maluco, não existe essa comparação
Curaçao tem 529 habitantes, não tem tradição nenhuma e tá descabaçando em Copa
O Brasil apanhou que nem uma pinhata, numa semifinal e em casa
Sempre será pior

Post de PsicoPapi (‪@pedroscomparin.bsky.social‬): Pelo menos quando disserem “o jogo da Copa que a Alemanha fez 7x1” a partir de hoje vão responder com “qual jogo?”

Post de Super Trouxa (‪@supermuggle.bsky.social‬): Perdi tudo vendo um cara falando: “A Alemanha é o Luciano Huck do futebol. Não pode ver um pobre que já quer humilhar.”

Com a semana cheinha de jogos, os bskytes não pouparam análises sobre o desempenho da selecinha:


Post de frango marinado no ype 🇵🇸 (‪@c0el.bsky.social‬): Ainda é cedo pra falar, mas a seleção brasileira tem total condições de perder para qualquer um desses times

Post de Juliana Dias 👩🏻‍💻☕ (‪@juuh42dias.bsky.social‬): Espero que até o final da copa ele vire Vini Pleno pelo menos

Post de João Marcos Nascimento (‪@joaomarcos.art.br‬): A brahma prometer cerveja de graça caso o Brasil seja campeão com o slogan "tá liberado acreditar" é o maior atestado de que ninguém acredita que é possível

Não foi só bola rolando, goleada e a selecinha os assuntos da copa. Também teve otário se achando esperto e sendo acolhido pela Fifa:

Post de judz (‪@nietzsche4speed.bsky.social‬): E esse possível apito de cachorro de supremacista branco no jogo da Alemanha? 🤔 (Imagem dos bastidores da equipe do Árbitro de Vídeo (VAR) em uma sala oficial da Copa do Mundo FIFA 2026. Do lado esquerdo, sala iluminada por luzes azuis, dois árbitros usam o uniforme oficial de arbitragem na cor verde-limão e calças pretas. Um deles (o australiano) está de pé, posando de frente para a câmera e fazendo um gesto com a mão esquerda abaixo da linha da cintura, unindo o polegar e o indicador com os outros dedos estendidos para baixo. O outro árbitro está sentado em uma cadeira de escritório, de perfil, focado nos computadores posicionados à sua frente em uma bancada branca cheia de telas de monitoramento e cabos. Na parede ao fundo, de cor azul escura, há um grande logotipo cinza da Copa do Mundo da FIFA 2026 e a marca da patrocinadora "Hisense", acima do texto "OFFICIAL VAR REVIEW TV PROVIDER". Do lado direito, há um painel gráfico vertical sobreposto, da transmissão oficial de televisão, que lista os nomes da equipe técnica em letras maiúsculas brancas e verdes sobre um fundo escuro translúcido: "ÁRBITRO DE VÍDEO (VAR) HAMZA EL FARIQ" com a bandeira do Marrocos (MAR); "ASSISTENTE DE VAR NICOLAS GALLO" com a bandeira da Colômbia (COL); e "SUPERVISOR DE VAR SHAUN EVANS" com a bandeira da Austrália (AUS). No rodapé do painel, destaca-se um pequeno retângulo verde com a sigla "VAR".)

Post de Delta Axoloti ⚽️ (‪@delta2kbr.dev‬): eu não tô zuando, ele explicitamente passou a fazer o símbolo no momento que entrou em cena, what the fuck
(duas imagens, a primeira do árbitro australiano de pé, fazendo o sinal e, a outra, um close up na mão e sinal feitos)

Post de baby jane doe (‪@naomuito.bsky.social‬): mas a camisa do haiti é "política"
Citação ao post de ‪Ventilador no 3™ ≛≣‬ (‪@fannvevo.bsky.social‬): Claro que não vê (Captura de tela de uma notícia sobre a Copa do Mundo. No topo, lê-se "copa do mundo" em letras minúsculas. Logo abaixo, há a manchete em destaque: "Fifa não vê irregularidade em gesto de árbitro de vídeo australiano na Copa do Mundo". Abaixo do título, há um subtítulo: "Shaun Evans realizou um gesto com a mão direita que pode ser interpretado como um 'sinal de supremacia branca' em apresentação", e embaixo, novamente a imagem da sala do VAR e o australiano fazendo o sinal)

Mas não é só de um peso, duas medidas que se alimenta a skyline. Vozinha, goleiro da seleção de Cabo Verde, foi alçado pelos brasileiros à posição de “celebridade da Copa”, segurou a seleção da Espanha, o jogo acabou em 0 a 0. O goleiro passou de 1 milhão de seguidores durante o jogo, lá naquela outra rede social:

Post de dr. (‪@hmmfalemais.bsky.social‬): raphinha: não sinto o apoio dos brasileiros
brasileiros: eu tomaria um tiro por esse goleiro de 40 anos que eu nunca tinha ouvido falar

Post de Vivian Mota (‪@viviandamota.bsky.social‬):
-Seu Madruga, sua Vozinha era goleira?
-Só não te dou outra porque ela era titular da seleção de Cabo Verde!
(Imagem do Seu Madruga ameaçando bater no Chaves)

Post de Fernando (‪@cesarotti.bsky.social‬): Egito, Arábia Saudita e Cabo Verde mostrando que os únicos bobos que ainda tem no futebol são os que acreditam no Neymar.

Uma coisa é certeza: acompanhar a Copa pela skyline é garantia de diversão:

Post de J. (@jotacorreria.bsky.social‬): A seleção do Egito sempre parece q não vai entregar mas a verdade é que esfinge de morto

Post de Telefonemas (‪@telefonemas.bsky.social‬): e o neto lista tudo que o neymar já fez na copa (imagem mostra o apresentador Neto em seu programa "Apito Final" na Band, exibindo um quadro informativo sobre as atividades recentes de Neymar Jr. À esquerda, o apresentador Neto, um homem branco de óculos, blazer cinza e calça escura, está em pé de perfil, olhando para um grande telão ao fundo.O telão exibe um infográfico laranja com o título "NEYMAR JR. desde a convocação:". Abaixo, há uma lista de tópicos em tom humorístico e crítico sobre a rotina do jogador, mencionando "0 jogos", "2 cortes de cabelo", "1 esteira com tecnologia da Nasa", "1 ida à churrascaria" e "1 encontro com o rapper Travis Scott". À direita do telão, há uma foto de Neymar Jr. vestindo a camisa azul da Seleção Brasileira, em uma bicicleta ergométrica.No centro e à direita, quatro comentaristas — três homens e uma mulher — estão sentados atrás de uma bancada branca e laranja em formato de L. Eles sorriem e reagem ao conteúdo exibido)

Post de Mateus Ornellas (‪@mateusornellas.bsky.social‬): A seleção da RD Congo precisa ter atenção com a invasão de área e as roubadas, que são especialidades dos portugueses.

Post de Clarice Xerector (‪@freeblowjob.deichator.ar‬):
Messi: toca po pai
Neymar: faz mais um filho
Cristiano Ronaldo:
Citação ao post de ‪Julha 🦇‬ (‪@juliadidit.bsky.social‬): a minha luta é contra a caspa

E é claro que os bskytes se renderiam ao atual melhor esporte do brasileiro médio: malhar o Neymar! Até o presidente Lula anda praticando essa modalidade…


‪CTRL: Math 🪐‬ (‪@alteregomath.bsky.social‬): Lula: Quem é que o Brasil tem de bom agora?
Criança: Neymar!
Lula: O Neymar não tá nem jogando, cara! Ouvi ontem que ele é o primeiro jogador convocado em home office do mundo.
É o maior que temos mesmo! 😂 (post contém video)

Post de Arthur Tayt-Sohn (‪@arthurtaytsohn.bsky.social‬): O Neymar postou esse stories no mesmo dia que o Lula chamou ele de primeiro convocado da seleção em home office da história.
O barba quando mete a skin com chapéu de Zé Pilantra não erra uma. (Captura de tela do stories do Neymar no Instagram. A foto mostra uma sala de estar onde o Neymar está assistindo o jogo do Brasil em um telão. Abaixo a legenda: "Bora" com uma bandeira do Brasil ao lado)

Post de João (‪@jjjoao.bsky.social‬): A esperança do hexa pra alguns está nessa perna que tem um feto no joelho e formato de maçaneta (Fotografia que mostra uma perna do Neymar, levemente cambota, cheia de tatuagens e com um joelho bem esquisito)

Post de diná do bisqui (‪@cafezinhobom.bsky.social‬): o que eu queria ter em comum com neymar: a conta bancária
o que eu tenho em comum com neymar: o joelho podre

Também tivemos muita cultura bskyteana e curiosidades sendo servidas:


Post de didi (‪@didi.blog.br‬): país buceta: república tcheca
países pau: peru, brasil, nepal, cabo verde, palau
países cu: butão, curaçao, cuba, kuwait
países bolas/seios: bósnia e herzegovina, antigua e barbuda, são cristóvão e nevis
país buceta/pau/cu/bolas: países baixos
país com bandeira de buceta: quênia

Post de amiga chinesa 🚂 🧹✨ (‪@amigachinesa.bsky.social‬): Então, as mulheres japonesas estão putas com isso porque esses homens só estão limpando (a sujeira que eles fizeram, lembrando) porque tem gente de fora de casa vendo. Em casa, é uma cambada de encostado. (Vídeo de Hanako Montgomery falando do questionamento que as mulheres japonesas fazem quando essas imagens de homems japoneses limpando os estádios surgem. Chegaram a fazer tirinhas dizendo "por favor, façam isso também em casa", parodiando os rótulos de "não tente isso em casa". O Japão está entre os países com a maior diferença de tempo entre o que as mulheres e os homens gastam fazenda tarefas domésticas. O vídeo é legendado em inglês.)

Post de aeropickles (‪@danieli.cc‬): inclusive ele é parte de uma subcultura muito interessante dos congos (democrático e brazzaville), que são os sapeurs. é uma galera que se veste em cortes de alfaiataria, elegantérrimos, mas com cores vivas, subvertendo o traje dos colonizadors e suas cores chatas
(quatro fotografias, sendo a primeira um homem de terno rosa, sapatos, gravata e chapéu vermelhos, andando na rua; a segunda homem de terno laranja claro e gravata laranja, outro de paletó risca de giz, calça azul e gravata borboleta azul, e um terceiro de paletó cinza, camisa rosa combinando com o lenço no bolso, e gravata borboleta azul; a terceira homem de paletó cinza, calça e gravata azuis, sapatos vermelhos; homem de paletó xadrez vermelho segurando uma sombrimha chinesa branca; homem de camisa verde claro e calça de veludo verde bandeira; e a quarta homem de paletó verde, calça e gravata vermelhas, camisa rosa; homem de terno mostarda e gravata roxa amarrada em laço; homem de camisa de listras amarelo e azul, suspensório, calça verde, segurando um paletó vermelho. Citação ao post de ‪Alex de Campi‬ (‪@alexdecampi.bsky.social‬): I love this. Unmute. (video que mostra Michel Kuka Mboladinga, torcedor que foi levado para a copa na delegação da seleção do Congo, considerado figura chave por reproduzir na arquibancada a imagem de Patrice Lumumba, líder da independência da República Democrática do Congo. O video está com legendas e áudio em inglês).

E a selecinha brasileira segue não convencendo o bskyte médio, mesmo metendo três gols: primeiro porque foi contra Haiti, país sem tradição no futebol e um dos piores no ranking da Fifa… e também porque a gente precisa colocar pra fora essa verve “Craque Daniel” que nos habita!

Post de Hostess do Apocalipse (‪@miscellaneous.bsky.social‬): Qual é o contrário de golaço?

Post de Aquele índio (‪@aqueleindio.bsky.social‬): Gol culposo

Post de Crupiê do destino (‪@crupiedodestino.bsky.social‬): E esse sufoco do caralho contra o pior do ranking… Pelamor.

Post de Janot Botequeiro (‪@opinioso.bsky.social‬): Brasil jogou melhor do que no primeiro jogo? Difícil saber, porque o Haiti era muito fraco tecnicamente. A segunda metade do segundo tempo, mesmo após as alterações, teve um time modorrento e que segue com problemas na articulação de meio de campo. Falta criatividade e movimentação.

Ufa, a gente deu conta de quaaaaaase tudo. Quase, lembrando ainda de que só estamos no início dessa copa! Haja coraçaaaaauuummmmm!

Post de Lineuzinho no modo Copa (‪@ademare.bsky.social‬): Os estragos fudidos não merecem uma copa do mundo nesse nível

Post de Avião de Kenga 💦 (‪@tragicomico.bsky.social‬):
Lembrando desse sábio:
(Post do antigo Twitter em que o perfil Pedroca (@phdro) escreveu:
"Imagine there's no countries"
imaginei
é um mundo sem copa do mundo
vai se fudê john lennon)

Careca se supera


O “Careca do Metrópolis” já faz parte do lore dessa Trensletter e está sempre dobrando a aposta, o que fez a skyline refletir sobre esse “ofício”:

Post de papagaio com autotune (‪@payla.bsky.social‬): nosso poeta se sacrificou ao não assistir o jogo pra fazer mais uma caçada no df (Captura de tela de uma página de notícia com fundo branco. No topo esquerdo, aparece a foto de um homem calvo, com barba curta e camisa preta, ao lado do logotipo da coluna “Carlos Carone na Mira” e da indicação “Com Larice de Paula”. Abaixo, o selo “Na Mira” antecede o título: “Na Floresta dos Sussurros, a bronha é solidária e a Copa é com ‘bola e tudo’. Veja vídeo”, com “Veja vídeo” destacado em vermelho. Em seguida, um subtítulo informa que, enquanto a Seleção Canarinho se prepara, na “Floresta do Sussurro” o jogo é rápido, a posse de bola é compartilhada e não existe impedimento. O layout utiliza tipografia em preto e detalhes gráficos em vermelho, característicos de um portal jornalístico.)

Post de Mautheus o meu também é Bet (‪@matiocorazza.bsky.social‬): Ele é simplesmente um vouyer que recebe por isso

Post de vitu (‪@smdvitu.bsky.social): Cara não é possivel que ainda pagam esse brother pra escrever sobre suruba

Post de Billie Eilish lanchando calcinha comestível (‪@meridadotropico.bsky.social‬): Pago pra ser voyeur e pra poder exercitar livremente dons literários, é o emprego dos sonhos (citação ao post inicial)

Post de Estranho (‪@estranho.aoquadra.do‬): queria entender como um jornalista chegou no editor-chefe do seu veículo de comunicação e falou chefe, eu irei dedicar todo o resto da minha vida jornalística a expor pessoas que transam em público na encolha e o chefe falou beleza mano

Post de natalia (‪@anarcossauro.bsky.social‬): Imagina sua suruba ser tão boa que coleciona colunas no jornal
Tão de parabéns (citação ao post inicial)

Personagem Felix coloca uma lupa em frente da boca e diz a palavra "sexo"

O Rio de Janeiro continua lindo 


Aparentemente, já é uma tradição o Rio de Janeiro ser uma escola na malandragem. 

Sequencia de posts de Jonas S. Marques‬ (‪@jonassmarques.com‬)

“História engraçada e distópica pra vocês. A prefeitura  do Rio de Janeiro por meio doIplanRio "uma empresa pública municipal de informática"  decidiu lançar um modelo próprio de LLM pra uso de pesquisadores e sei lá mais quem.  Isso ao custo de 500000 reais.

E deu tudo muito, muito, MUITO errado.

O modelo, chamado Rio 3.5 Open  "Não entendo como uma coisa começa na versão 3.5" foi lançado na última sexta. Tinha capacidade contextual de 395 bilhões de Tokens e seria de partida um modelo melhor do que 95 % dos modelos gratuitos e de código aberto. Lembrando, por só 500000 reais, baratíssimo.

Porém, quando a internet notou o cheirinho de coisa estranha foi investigar. Afinal, não somos vanguarda de tecnologia em nada, que dirá em IA. E se os custos e prazos do Rio Open estivessem corretos o IplanRio teria conseguido uma  façanha histórica.

NÃO FOI O CASO.

O que aconteceu é que o órgão responsável simplesmente pegou um modelo chamado Nex de um consórcio chamado Nex-AGI, criou duas camadas de prompts por cima pra dizer que era o Rio  Open e publicou.
Camadas essas que caíram   em 5 minutos.

https://github.com/nex-agi/Nex-N2

Traduzindo pra termos leigos é quase como se eles só tivessem  trocado o nome das coisas, sem mexer em uma única  linha de filtro e, principalmente, sem aplicar nenhuma etapa de destilação "processo de aprendizado dos modelos de LLM".

POR QUINHENTOS MIL REAIS.

Quando foram cobrar explicações aí é que a coisa ficou feia.

Primeiro a prefeitura e o IplanRio disseram que foi um erro de publicação, pois eles tinham sim treinado e alterado coisas, mas publicaram o modelo errado, sem querer.

Depois apareceu misteriosamente uma nova descrição na página de repositório do modelo assumindo que era "baseado" em outro modelo.

https://huggingface.co/prefeitura-rio/Rio-3.5-Open-397B

E como vocês devem imaginar aí fez-se o caos.

Post de Beatriz GUARANI KAIOWÁ (‪@beatrizdiniz.bsky.social‬):
“rapaix mas isso é a cara da administração da cidade colapsada fazendo de conta que uhu tudo moderno inovador:

Em citação ao post do Jonas

Post de ですpacito (‪@maedojorel.bsky.social‬):

Se até a Microsoft bota uma máscara no chat gpt e chama de copilot, quem somos nós pra julgar a prefeitura do rj……….

Post de Pequeno Vira Lixo (‪@leozinirreparavel.bsky.social‬) :

Kibou de LLM :)
Era OpenSource :|
Levou dinheiro público :(

G7


Na semana passada aconteceu o G7, encontro do grupo formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O Brasil foi convidado, obviamente por ser o dono do borogodó (me recuso a falar “molho” nesse contexto) e Lula provou isso, sendo muito bem recebido e deixando claro em discurso a nossa soberania.

Post de Camarote da República (‪@camarotedacpi.bsky.social‬): ✍️ Trump assinou o memorando de acordo com o Irã, colocando fim à guerra. A assinatura foi no Palácio de Versalhes, onde houve a assinatura da rendição alemã na Primeira Guerra. 👀
O documento assinado por Trump está escrito em farsi, idioma do Irã, ao invés do inglês dos EUA. 👀 👀 (post contém video)

Apesar disso, o Estreito de Ormuz segue fechado e o Irã já deu o recado: enquanto continuar os ataques de Israel, vai ser assim.


Mulher mandando thcau e beijo com a mão e a legenda: Aceita que dói menos

E se Trump protagonizou nas notícias com suas controvérsias, Lula dominou a diplomacia no evento.


Post de 🚩🚩🚩 (‪@fogonofascista.bsky.social‬): O presidente da Coreia do Sul Lee Jae-myung, estava igual criança naquela brincadeira da "dança das cadeiras". Ficou espreitando Lula na reunião ampliada do G7, só esperando a cadeira ao lado do Presidente vagar para correr e conversar com ele.  (post contém video)

Post de Sandruska Antifascista🚩 (‪@sandruska.bsky.social‬): 🔥 Trump isolado - ontem - na reunião do G7. Esta fotografia vale por mil palavras de uma análise de conjuntura geopolítica.
Foi capturada pela fotógrafa Evelyn Hockstein, da agência de notícias Reuters. (fotografia de um encontro do G7 ao ar livre, com participantes vestidos em trajes formais sobre um palco azul. No centro da composição, Trump usando terno azul-marinho, camisa branca e gravata vermelha está sozinho e olhando pra câmera, com expressão séria e braços ao lado do corpo. Ao redor dele, vários outros participantes estão reunidos em pequenos grupos, conversando, cumprimentando-se ou voltados uns para os outros, o que cria um contraste visual entre a figura central isolada e as demais interagindo entre si. À esquerda, dois homens apertam as mãos enquanto outros observam ou conversam próximos. À direita, há grupos adicionais de homens de terno e uma mulher de cabelos longos usando um conjunto bege e chapéu branco, vista de costas. Ao fundo, árvores verdes e um céu azul com poucas nuvens sugerem um dia ensolarado em um ambiente externo. Parte de uma estrutura decorativa com faixas vermelhas, brancas e azuis aparece na lateral esquerda da imagem)

Um alento


Na quinta (18), com um placar de 8 a 0, o STF votou para anular o processo que absolveu o empresário André Aranha, acusado de estuprar a influenciadora digital Mariana Ferrer em 2018. À época, a vítima foi submetida a vários constrangimentos e violação de direitos fundamentais durante a audiência do caso, cuja videoconferência foi noticiada pela imprensa. O melhor dessa notícia: o caso foi tratado como repercussão geral, ou seja, o que foi decidido se estende a casos semelhantes em processamento ou futuros. 

Post de Cuducos (‪@cuducos.me‬): Por unanimidade, STF anula absolvição do caso Mariana Ferrer. É triste que OITO anos depois tudo volte à primeira instância. Mas boa notícia. (link para notícia)

Post de Patt Rodriguez (‪@pattrodriguez.bsky.social‬): Vamos celebrar as pequenas grandes vitórias né. Espero que dê tudo certo aqui, o voto do do ConKá me surpreendeu nesse assunto. (Imagem: STF tem três votos para anular absolvição de empresário acusado de estuprar Mariana Ferrer
Moraes, Toffoli e Kassio afirmam que são inválidas provas obtidas mediante constrangimento da vítima
Advogado de defesa de André de Camargo Aranha mostrou fotos íntimas da influenciadora e disse que choro era falso e dissimulado)

Post de Lola Aronovich (‪@lolaescreva.bsky.social‬): Ao reconhecer q Mari Ferrer foi vítima de tortura psicológica, humilhações e ofensas sexuais durante a audiência, o relator Xandão disse q o advogado do réu e o juiz tiveram uma "atitude profissional lamentável e criminosa" e q o promotor parecia estar de férias. PS: nenhum dos 3 foi punido até hj.

Post de Caio Almendra (‪@caioalmendra.bsky.social‬): Só lembrando: O caso Mari Ferrer teve como um dos resultados "paralelos" a condenação criminal de uma jornalista do Intercept, a Schirlei Alves, que noticiou o quão misóginos foram o juiz e promotor do caso.

Post de Nemo de Souza (‪@nemodesouza.bsky.social‬): Só ouvindo O Assunto de hoje me deu o estalo:
Lei Maria da Penha
Lei Carolina Dickman
Lei Mari Ferrer
Tanta lei em decorrência da violência contra a mulher...
... E tem gente querendo revisar e mal processar a tipificação criminal..
A violência contra mulher é sistêmica e somos todos responsáveis


Seguimos lutando.


E agora? Quem poderá nos defender?!


Sexta à noite, logo após o jogo da selecinha, a skyline ficou em polvo rosa, mas não por causa do 3 x 0:

Post de Yexx' (‪@yexx.dev‬): ????? (Detalhe de captura de tela com Alerta Severo da Defesa Civil, escrito apenas “Misantropia”)

Ninguém entendeu, mas seguiu a regra básica da skyline: a gente não tá ali pra entender, a gente tá ali pra confundir! 🤣


Post de lucas (‪@lcsbernard.bsky.social‬): alerta da defesa cê viu?!

Post de Pentapolim (‪@stlemke.com‬): misantropia? aff onde já civil
Citação ao post de ‪Maga‬ (‪@magapatalogika.bsky.social‬): Defesa Civil: Alerta Severo: misantropia

Logo veio uma explicação da própria Defesa Civil:


Post de Defesa Civil Nacional (‪@defesacivilbra.bsky.social‬): NOTA OFICIAL
A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado (20/6), após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. (tela azul com o aviso: NOTA OFICIAL
A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado (20/6), após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra "misantropia" - que significa ódio à humanidade. Provavelmente se trata de um ataque hacker.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.
Logo da Defesa Civil, do MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL e do GOVERNO)

Post de Defesa Civil Nacional (‪@defesacivilbra.bsky.social‬): A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra “misantropia” — que significa ódio à humanidade. Provavelmente se trata de um ataque hacker.

PROVAVELMENTE?! Se nem a Defesa Civil sabe ao certo o que houve, quem somos nós, meros bskytes, para parar com a zoeira!


Post de gui (‪@guilhermediasso.bsky.social‬): alerta extremo: dedo no cu e gritaria

Post de 🇧🇷 ⚽ ⭐ É COPA DO MUNDO! (‪@rronaldo.bsky.social‬): Diga aí misantropia que cê vai fazer, eu vou mandar um alerta pra me defender🎶

Post de Yin (‪@yin.bsky.social‬): Misantropia (Imagem de notícia intitulada: Copa: Vidente afirma que extraterrestres aparecerão durante Brasil x Escócia e levarão jogadores embora e com foto da tal vidente, uma mulher loira, com cara de choro)

Post de Juh… (‪@ju-liana.bsky.social‬): A defesa civil testando o aviso da invasão alienígena

Post de Garota de hambúrguer comendo anime (‪@perobense.bsky.social‬):
Se menino: Endrick
Se menina: Misantropia

Post de rogerio flausino do bsky (‪@j0ta.quest‬): O que o Djavan falou pra defesa civil?
Teus sinais me confundem da cabeça aos pés

Post de bru (‪@bruh.bsky.social‬): quais as chances dos caras quererem escrever "misandria" e ao invés  disso escreveram "misantropia" valendo

Post de Sounds® (‪@sound3vision.bsky.social‬): eu nao recebi o alerta de misantropia (Imagem do ex-jogador e atual político safado Romário, com microfone da Cazé TV e em frente a painel de patrocínios, fazendo um beicinho inverso)

Nem a gente! 😎

Header com o texto: Pérolas do Bluesky

Post de Sorvetes Brochinha (‪@arisusagi.bsky.social‬) :

“abro o outro site e tem um anúncio de um martelinho para esmagar a rata”

Post contém uma imagem de um brinquedo erótico em formato de martelo, com sugador de clitóris e vibrador.

Post de RICK AZEVEDO (‪@rickazzevedo.bsky.social‬) :

“Galera, precisamos de MUITA ADESÃO nesses atos do dia 30. Cobrem os influencers favoritos de vocês para divulgar. Eles devem isso a vocês! Vamos fazer uma movimentação histórica pelo fim da escala 6x1 e contra o ALCOLUMBRE INIMIGO DO POVO!”

Post contém um vídeo.

Post de sailor marte de belford roxo (‪@adecepcionista.bsky.social‬) :

"Sozinho você não é nada, nem corno"

Em citação ao post de Jane tem uma arma (‪@salamandras.bsky.social‬) :

"é preciso uma vila para criar uma criança" e também para alimentar um adulto, cuidar de um idoso, curar um doente. A gente não é nada sozinho

Como Apoiar



Quer anunciar na maior Newsletter do Bluesky ou apoiar nosso Trem e entrar pro grupo de Conselho Praticamente Editorial e para o mural dos Mecenas? Nosso pix é sactremdoceu@gmail.com 


Agradecimentos

Imagem tem um fundo azul, um coração, o texto: Muito Obrigada pelo seu apoio!
E as arrobas e fotos de perfil de @evertonrocha ,  @bodinholoiro , @elisapolonio , @senhordospasteis , glaydson.art.br , @goticagateira , @karolsuetomoreira.com , @firak , @carloswt, @cintcha e @camaradacamis

E obrigada aos bskytes que contribuíram com a nossa pauta, são vocês que fazem o Bluesky valer a pena! 

Espalhem a palavra, ajudando no engajamento. Esse periódico é 100% independente, alternativo e feito por mulheres. Quer falar com a gente? Manda mensagem lá no Bluesky, nosso perfil é @tremdoceu.bsky.social, ou nos chame no sac: sactremdoceu@gmail.com.

UM BEIJÃO E BOA SEMANA!

——————————————————————————————
Caso o autor de algum post citado na newsletter queira solicitar a retirada, basta enviar uma mensagem para sactremdoceu@gmail.com. Agradecemos desde já a cordialidade!

Não perca o que vem a seguir. Inscreva-se em Trem do Céu:

Adicionar um comentário:

Você não está conectado. Ao publicar este comentário, você se inscreverá nesta newsletter com o endereço de e-mail informado abaixo.
Compartilhar este e-mail
Email Bluesky
Bluesky
Este e-mail chegou a você pelo Buttondown, a maneira mais fácil de lançar e expandir a sua newsletter.