Trem do Céu logo

Trem do Céu

Arquivo
Entrar
Inscrever-se
11 de Maio de 2026

Trensletter #37 - 03 a 09 de Maio

Foi assunto no Bluesky

Bom dia, boa tarde, boa noite! Edição fresquinha da Trensletter, o seu periódico semanal para relembrar, saber ou entender os assuntos que tomaram conta da praça da nossa Vila Céu Azul!

Mete Gala


A semana passada começou com a skyline comentando o tapete vermelho do Met Gala 2026, que teve como tema “Moda é Arte”. Além das análises dos looks, os bskytes divagaram sobre o evento:

Post de Thaisn't (‪@thaisnt.bsky.social‬): Muito desperdício um baile chamado Met Gala não ser uma suruba.

Post de lajuju 🪻 ᓚᘏᗢ 🚂🍉 (‪@judemotta.bsky.social‬): Quem disse que não é? 👀

Post de Vitor 🦊🍉 (‪@vtr.bsky.social‬): se fosse no Brasil ia chamar “Pode Leitar”

E o assunto, pra variar, derivou:


Post de Everton Rocha (‪@evertonrocha.bsky.social‬) citando o post da Thaisn’t: Muito desperdício uma premiação chamada Oscar não ter basquete.

Post de Bodia™ 🏎💦ø (‪@bodia.bsky.social‬) citando o post do Everton: Muito desperdício uma premiação chamada Tony não ser apresentada por Tony Ramos.

Post de ‪alein‬ (‪@piratariaonline.bsky.social‬): met gala é dia de cabelo maluco de adulto rico

Imagem é um Gif mostrando Katy Perry com vestido e capacete inspirados em traje espacial no Met Gala. Ela olha para a câmera e fecha o visor do capacete de seu traje.

Classe mé(r)dia


No Bluesky, na nossa bolha brasileira de pessoas esquisitas que conhecem essa rede social tão obscura que ninguém nunca ouviu falar; em nossa vila nós temos consciência de classe. Quem não tem, pelo menos, não costuma assinar esse imenso atestado de ignorância. Sabemos bem que se você está na classe média, ainda está mais perto do miserável do que do bilionário. Veja só:

Post de anacarol risos (‪@anacarolinars.bsky.social‬) :

“Pra mim é muito certo isso.

O "pobre metafórico ignorante que precisa ser educado" sabe MUITO BEM quem o explora.

A classe média é que não tem consciência de classe e quanto menos tiver melhor para quem tá no comando.”

Citando post de ‪mari messias‬ ( ‪@marimessias.bsky.social‬) :

“(também tenho notado que consciência de classe é uma coisa que falta mais ao profissional classe média que sempre acha que é amigo do rei)”

Post de Ninja Chapado (‪@ninja4e20.bsky.social‬) :

Sempre um papo torto de q bolsa família é pra vagabundo, q o PT isso, aquilo... Enquanto isso a direita afunda todo mundo em direção à miséria com as bençãos da classe média (q está afundando junto)

Post de Jey Jey (‪@porosensual.bsky.social‬) :

O palhaço da corte acha que é da família real por estar sob o mesmo teto.

Post de O Professor Encantado ◤✠◢🇧🇷🇻🇪🇵🇸 (‪@stefanoavatar.bsky.social‬) :

O termo "classe média" surgiu exatamente pra inibir a consciência de classe do pobre.

Post de pizza de camarão do Eloi (‪@aiwueh.bsky.social‬) :

pior é o cara que acha que é classe média pq ganha 3mil reais e nao 1.500 kkkkkkkkk

Post de Elinhas (‪@elinhas.bsky.social‬) :

Não dá pra negar que a parada do cara que acha que taxar os ricos é pegar o Uno Mille Fire 2008 dele é real pq eles pensam DEMAIS assim, fui ver a reportagem da galera indo pro Paraguai e tem dona de salão de beleza que acha que é grande empresária.

Post de Vagner Ligeiro (‪@vag-ligeiro.bsky.social‬) :

Convenhamos que a cultura do coach / neo pentecostalismo / auto ajuda conrribiu para esta visão.

E que tambem faltou formas de fazer as pessoas entenderem esta questão de "classe".

(Sensação que é difícil converter visão individualista para coletiva deste jeito)

Esta imagem em estilo de propaganda soviética exibe um casal de trabalhadores lutando por uma semana de trabalho de 4 dias com um salário mínimo de $69 por hora, promovendo um estilo de vida alternativo e libertário.

A composição é centrada em dois trabalhadores, um homem e uma mulher, retratados em um estilo gráfico audacioso e simétrico, sugerindo unidade e propósito coletivo. Acima deles, informações cruciais para a mensagem da imagem são apresentadas em texto e um gráfico de pizza: "4 DIAS", "20 HORAS (MAX)", e "$69/HR MINIMUM WAGE". Estes elementos estão dispostos de forma a chamar a atenção para as demandas específicas do movimento. As figuras dos trabalhadores, com seus capacetes e bandanas, emolduram a mensagem central e olham para a frente, simbolizando esperança e um futuro desejado.

Os sujeitos centrais são um homem e uma mulher, representados com feições simplificadas e estilizadas, características da arte de propaganda. O homem, à esquerda, veste um capacete vermelho e uma camisa azul. Seus traços faciais são fortes e definidos, com um olhar determinado. A mulher, à direita, usa uma bandana azul e também exibe uma expressão focada. Ambos parecem estar fumando, o que pode ser interpretado como um símbolo de relaxamento ou uma contracultura associada a certas subculturas. Suas representações são idealizadas, como é comum em materiais de propaganda, transmitindo uma imagem de força e resiliência.

O cenário de fundo é estilizado para evocar um ambiente industrial, com fábricas e chaminés fumegantes, indicando o contexto do trabalho e da indústria. Ao redor da parte superior da imagem, raios solares estilizados em cores vibrantes (vermelho e azul) irradiam do centro, sugerindo otimismo, um novo amanhecer ou a energia do movimento. A iluminação é plana e uniforme, típica da arte de propaganda, sem sombras complexas, o que realça a clareza e a força visual da mensagem. O ambiente geral é enérgico e assertivo, projetado para inspirar ação e solidariedade.

Lógica chinesa


Não é da semana passada que a Vênus Prateada anda cheia de amores com a China, produzindo série de reportagens sobre a evolução tecnológica e mudanças culturais da gigante asiática. No Bluesky, esse deslumbramento não se cria, os bskytes progressistas se informam fora da mídia hegemônica, né? E quem ainda não se informa alternativamente, ganha aulas na skyline:

Post de Bruna: O Rabo Assassino (‪@belzebrub.bsky.social‬): pq a china fez reforma agrária.
Ela cita post de ‪Sandruska Antifascista🚩‬(‪@sandruska.bsky.social‬): 🇨🇳 CHINA conseguiu garantir segurança alimentar para mais de 1,4 bilhão de pessoas, enquanto os americanos enfrentam inflação nos alimentos, desertos alimentares e uma dieta cada vez mais baseada em produtos ultraprocessados. (link para reportagem: Por que a China tem comida fresca e barata, enquanto os EUA enfrentam alta de preços e consumo de alimentos industrializados?)

Post de Bruna: O Rabo Assassino (‪@belzebrub.bsky.social‬): acho bonito que em momento nenhum da matéria eles escreveram isso, que o demônio do socialismo chinês desapropriou e redistribuiu terras rurais pra um monte de agricultor pobre e fome se mata com agricultura familiar

Post de Hot Patootie 🍉 (‪@shellazul.bsky.social‬): Pior que os estadunidenses até fizeram reforma agrária (lei de terras do Lincoln roubando as terras dos povos que viviam lá já), só que se os alimentos orgânicos não custarem o olho da cara, quem que vai consumir McDonald's e Five Guys todo santo dia?

Post de The Last Fábeo (‪@thelastfabeo.bsky.social‬): O engraçado é que os EUA mesmo fizeram uma reforma agrária no século 19. Obviamente, favorecendo brancos e ferrando todos os povos originários e os negros, mas fizeram

Post de Bruna: O Rabo Assassino (‪@belzebrub.bsky.social‬): Teoricamente o Brasil tbm, mas reforma covarde que na vdd não muda merda nenhuma não conta não

Gif mostra um microfone caindo no chão e o texto: BOOM

Tá mais estreito…


E o Estreito de Ormuz, cada dia mais estreito… Os bskytes comentaram o cenário da guerra que os Estragos Fudidos insiste em manter contra o Irã, a despeito de todos as dificuldades, sejam as geográficas, sejam as patacoadas do Cheetos sabor T.A.C.O.:


Post de Carapanã (‪@carapanarana.bsky.social‬): Pensa numa surra bem dada.
Ele cita post de ‪Notícias Sem Paywall‬ (‪@nopaywall.bsky.social‬): Notícia da @folha.com
"Trump recua e diz que operação para reabrir Hormuz será suspensa em tentativa de finalizar acordo" (link)

Post de luciofm.bsky.social (‪@luciofm.bsky.social‬): Minha previsão.
O acordo vai manter o controle do estreito pelo Irã, mas eles vão "aceitar" os EUA dizer que venceram a guerra…

Post de alein (‪@piratariaonline.bsky.social‬): Pra isso os EUA precisa fingir que tem ALGUM controle. Não tem essa de falar q venceu sem o controle. Então acho q o q tá rolando mesmo é o acerto do pedágio, os EUA quer uma fatia. No primeiro cessar fogo parece que não deu certo, o Irã não dividiu ou não cobrou de quem os EUA queria.

Post de Theo Baruquinho - Lula 2026 (‪@baruquinhobr.bsky.social‬): Taco 🌮

Post de Forrest Gump de Big Field (‪@vinicius.jor.br‬): O senil não sabe como sair da merda em que se enfiou por vontade própria (Captura de tela do Instagram de Tanguy Baghdadi (@tbaghdadi), professor de Relações Internacionais. Na imagem, Tanguy (homem de meia idade, franco-argelino, fenótipo branco, cabelos curtos, calvo, usa barba e bigode grisalhos e uma camisa de listras finas horizontais em azul e branco) sorri ironicamente e gesticula com um print onde se lê: "O presidente dos Estados Unidos está agora afirmando simultaneamente que venceu a guerra, que está vencendo a guerra, que precisa de ajuda para vencer a guerra e que não precisa de ajuda para vencer a guerra. Tudo pra destruir o programa nuclear que ele afirma já ter destruído no ano passado e pra abrir a rota naval que estava aberta em fevereiro.")

Post de avidaeh1moinho.bsky.social (‪@avidaeh1moinho.bsky.social‬): Trump total em estado de "já acabou, Jéssica?"

Pega fogo o cabaré carioca!


E o Rilde? Tá rolando um truco entre os poderes cariocas:

Post de Cecília Olliveira (‪@cecillia.com.br‬): 021: Em retaliação a governador, deputados ameaçam divulgar "lista de amantes" de desembargadores que recebem sem trabalhar na Alerj. Desembargador Ricardo Couto, governador em exercício, exonerou mais 1.600 funcionários apadrinhados por políticos aliados de Cláudio Castro. (link para notícia: Deputados do RJ ameaçam divulgar lista de amantes de desembargadores)

Post de Britney Spirros de Copacabana (‪@bia.somosnma.com.br‬): "ô desembargador, vou chantagear você publicamente, usando os nomes fantasmas da Alerj que coloquei pra agradar você!"

Post de Chico (‪@chicomoreira.bsky.social‬): kkkkkkkk as amantes q foram nomeadas pelos proprios deputados

Imagem é um Gif com dois Homens-Aranha, apontando um para o outro e vice-versa.

Post de SertrAline (‪@anxietyridden.bsky.social‬): ué, então deputados tem conhecimento de cargos fantasmas e não fazem nada, não denunciam e ainda fazem chantagem??? que coisa né

Post de lucianacoelho.bsky.social (‪@lucianacoelho.bsky.social‬): Já não quero nem justiça não... Só quero a fofoca. Solta a lista aí Alerj, tem gente passando mal.

Nós também!!!


Queima quengaral do Senado!


E começaram a aparecer possíveis evidências que ajudam a explicar a falcatrua que foi a rejeição pelo Senado da indicação do Lula para ministro do Supremo Tribunal Federal, o M(b)essias.

Post de Blog do Noblat (‪@blogdonoblat.bsky.social‬):
Duas semanas antes da votação no Senado que rejeitou Jorge Messias para o STF,  Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se queixou a Lula de estar sendo perseguido pela PF e pediu ao presidente que o ajudasse a se blindar do que chamou de “injustiças”.  (O Globo)

Post contém uma fotografia de David Alcolumbre sussurrando algo no ouvido de Lula, tapando a boca com a mão

Post de Jeff Nascimento (‪@jnascim.info‬) :
“Vale lembrar: Vorcaro vibrou com essa entrega do Ciro Nogueira”

Post contém uma imagem com a seguinte descrição: “Reportagem — G1/TV Globo, 04/03/2026
Chamada jornalística do G1 e TV Globo revela que Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, celebrou em mensagens privadas uma emenda apresentada pelo senador Ciro Nogueira que beneficiaria a instituição — a chamada “emenda Master”. A proposta não chegou a avançar. Os diálogos constam em documentos sob análise da CPMI do INSS. Reportagem assinada por Caetano Tonet, Marcelo Parreira, Paloma Rodrigues, Vinícius Cassela e Marcela Cunha, publicada em 4 de março de 2026 às 23h41, a partir de Brasília.”

Post está citando outro post de Camarote da República (‪@camarotedacpi.bsky.social‬) :
“📑 FRAUDE

Emenda Constitucional à PEC 65/23, que BENEFICIAVA VORCARO E O MASTER, foi escrita PELO BANCO MASTER e entregue ao Senador Ciro Nogueira, PRESIDENTE DO PP, em um envelope na sua residência.”

Post contém duas imagens com as seguintes descrições:

1 - “A imagem exibe a parte superior de um documento oficial do Senado Federal sobre um fundo branco. No canto superior direito, consta a identificação PEC 65/2023 00011. Centralizado logo abaixo, está o Brasão da República, seguido das palavras Senado Federal e do título Emenda número à PEC 65/2023. O texto inicia informando que se deve dar nova redação aos parágrafos nono ao décimo primeiro do artigo 164 da Constituição Federal. O parágrafo nono descreve que o Fundo Garantidor de Créditos, identificado pela sigla FGC, é estruturado para promover a segurança do sistema financeiro nacional e será regulado por resolução do Conselho Monetário Nacional. O parágrafo décimo estabelece que o fundo exerce função pública. O parágrafo décimo primeiro define que, para fins de operacionalização, o total de créditos de cada pessoa, física ou jurídica, será garantido até o valor de um milhão de reais. O texto termina com a sigla NR entre parênteses.”

2 - “A imagem apresenta um fragmento de um documento oficial em fundo branco com texto em preto. O parágrafo superior propõe a majoração do valor do limite da garantia ordinária do FGC de 250 mil reais para 1 milhão de reais. O texto seguinte afirma que a alteração aprimora o conteúdo da Proposta de Emenda Constitucional número 65 de 2023 e solicita o apoio dos pares para a aprovação. Abaixo, consta o local e a data indicando Sala da comissão, 13 de agosto de 2024. O nome do Senador Ciro Nogueira, acompanhado da sigla do partido PP e do estado do Piauí entre parênteses, aparece centralizado e em destaque em negrito. No canto inferior esquerdo, há um código QR e, ao lado, uma nota informativa em letras menores confirmando que o documento foi assinado eletronicamente pelo senador, incluindo um link do Senado Federal para a verificação de autenticidade.”

Post de diegocbrs.bsky.social (‪@diegocbrs.bsky.social‬) :

“Isso aqui tá bem curioso ein. Deixa a entender que Mendonça quer o Alcolumbre na delação”

Citando post da Folha de São Paulo com o texto: “Mônica Bergamo: André Mendonça tem discussão com defesa de Vorcaro” e a manchete: André Mendonça tem discussão com defesa de Vorcaro por divergência em delação. - Ministro acredita que informações estão distantes do apurado pela PF.

Post de renatotomaz (‪@renatotomaz.bsky.social‬) :

Alcolumbre vai precisar desmarcar a colonoscopia de hoje. Tá passando absolutamente nada.

Post de Inimigo do Rei (‪@cyrusafa.bsky.social‬) :

Hoje é o dia de todos os jornais relembrarem que Ciro Nogueira apoiou Dilma em 2010.

Pra diluir o bolsonarismo dele (até ontem o cara era MINISTRO-CHEFE DA CASA CIVIL DE BOLSONARO)

Aí deixa o filho feio sem pai, na beira da estrada

Não é nem bolsonarista, nem lulista, mas ambos estão errados etc

Será se isso vai dar em pizza?

O Trump gosta mais do Lula 


E o Lula, hein? E o PT? Bom… o Lula tá decolando por aí e tomando espaços que não devem ser deixados para filhotes de genocida. Essa semana o Lula foi pessoalmente visitar o Trump na Casa Branca, as impressões que o encontro causaram foram muito positivas. 


Post de Agência Brasil (‪@agenciabrasil.ebc.com.br‬) :

“O presidente Lula deixou a Casa Branca, em Washington, após reunião seguida de almoço nesta quinta-feira (7) com o presidente dos EUA, Donald Trump. O encontro durou cerca de três horas, com participação de ministros de ambos os países.”

Post contem duas imagens:

Na primeira, a foto de Trump (sorrindo, o que é incomum ultimamente) ao lado de Lula também sorrindo está ao fundo, em primeiro plano, o texto: Comércio - “Muito produtiva”, diz Trump sobre reunião de quase 3 horas com Lula.

Na segunda imagem, a mesma foto da primeira imagem é fundo para uma captura de tela de um post de Trump em sua rede social com o texto: Acabei de concluir minha reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, o dinâmico Presidente do Brasil. Discutimos diversos temas, incluindo comércio e, especificamente, Tarifas. A reunião foi muito produtiva. Nossos representantes tem reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário. Presidente DONALD J. TRUMP

Post de olho do milênio do Imu-sama ✨🌌(‪@alyssissimo.bsky.social‬) :

os estadounidenses tudo surtando com teorias conspiratórias sobre o cancelamento da coletiva do Trump e do Lula

enquanto isso no Brasil, já tem centenas de memes desde "lula liso" até "Trump não aguenta pica de canhão de Lula e pede pra cancelar coletiva"

Post de #tamufu (‪@denisesq.bsky.social‬) :

trocou a ordem do encontro. contou 3 horas de histórias até atrasar e trump pro evento pré marcado com a melosa e não dar tempo de coletiva. aí a gente lembra que não à toa o obama disse que lula é o cara

Post de Aline (‪@alinecs.bsky.social‬) :

Mais alguém curioso pra saber como foi a reunião do Lula com o Trump? Já tem alguma fic sobre o que aconteceu?
Aceito teorias diversas.

Post de Stevie Wonder Motorista (‪@blaffert.bsky.social‬) :

Ontem eu vi o Reinaldo Azevedo dizer que esse encontro com o Trump era uma situação de ganha/ganha para o Lula. Mas nem ele imaginou esse drible diplomático 3 bolo

Gif mostra o Lula, jovem, em vídeo preto e branco, com uma camisa estampada com alguns botões abertos, sem gravata. Ele passa a mão nos cabelos num gesto que pode ser considerado sensual.

BDSM acessível


Pra finalizar a semana, a Vila Céu Azul retornou ao normal, ou seja, voltou aos assuntos costumeiros, ou seja, brincadeiras bobas e gostosas…errr, pera!

Post de Deborah Leão 🇨🇦🏳️‍🌈🇵🇸 (‪@deborahleao.bsky.social‬): uma amiga entrou num app fetichista e descobriu que aparentemente existe um nicho de fetiche raiz, artesanal
bondage com corda de varal e spanking com chinela, cinta e vara de marmelo. (imagem com três rolos de corda de varal verde presos com silver tape) (foto de um pé de havaiana, um pé de mesa (?), um graveto e um cinto sobre uma colcha de cama vermelha) (imagem com várias cordas de varal, brancas e verdes, sobre um piso de taco)

Post de arquiduque da cacimbinha (‪@henr0que.bsky.social‬): não mas e o nicho que reúne bdsm e tradicionalismo?? (captura de tela de comentário em rede social, de Xiru Bagual em 17 de março de 2025: QUERO BAIXAR TUA BOMBACHA E AMACIAR O COURO DE MEU CHINELO FRANCISCANΟ. DEIXAR TUAS NADEGAS VERMELHAS (IGUAL BIFE MAL PASSADO) NO PONTO DE SER COMIDO COM MUITA VONTADE !!! (BASTA ESTAR AQUI PELO RIO GRANDE DO SUL))(Fotografia colorida de um homem de pele clara e porte robusto, sentado frontalmente em um pequeno banco de madeira de três pernas. Ele está sem camisa e veste apenas o que parecem ser bermudas escuras (parcialmente visíveis). Suas pernas estão bem abertas e ele calça chinelos de couro marrom com tiras largas cruzadas, conhecidos como chinelos franciscanos.O homem segura, entre as pernas, uma cuia de chimarrão grande e de formato rústico, feita de material natural que lembra um porongo ou madeira escura. Dentro da cuia, há uma bomba de metal prateado.Na parte superior da imagem, há um print de uma postagem de rede social do perfil "Xiru Bagual". O texto da postagem, em letras maiúsculas, diz: "NA HORA DO CHIMARRÃO ESCUTANDO MÚSICA GAUCHESCA TEU LUGAR É DE (CAPACHO) PARA OS CHINELOS FRANCISCANO DO PAPAI !!!". O fundo é uma parede clara e o chão é de cimento cinza)

Gif mostra um peixe do desenho do Bob Esponja gritando com os olhos queimando, saindo fumaça.

Header com o texto: Pérolas do Bluesky

E vamos às pérolas!


Post de Magalud, again (‪@magalud1.bsky.social‬): Meu irmão, sinceramente. Se não for para elogiar osmano, dar uma força para asmina, apoiar asmona, então nem vem pra rede social. Vamos ser melhores. Que qui custa melhorar a psicosfera aqui dentro? Aí vai ter dia que tu reclama e todo mundo abraça, depois todos reclamam e a gente abraça. Combinado?

Gif mostra trecho de discurso de Martin Luther King Jr falando aos microfones em august 28, 1963. Legenda: "I have a dream that one day,"

Post de Gustavo Mano (‪@mano.bsky.social‬): A TV Colosso foi último bastião moral e republicano da televisão brasileira.

Post de waguinho MPBDoll (‪@wagrods.bsky.social‬):
são as águas de maio
fervendo o pinhão
é a promessa de vinho
que vira quentão

Como Apoiar



Quer anunciar na maior Newsletter do Bluesky ou apoiar nosso Trem e entrar pro mural dos Mecenas? Nosso pix é sactremdoceu@gmail.com 

Agradecimentos


Imagem tem um fundo azul, um coração, o texto: Muito Obrigada pelo seu apoio!
E as arrobas e fotos de perfil de @evertonrocha ,  @bodinholoiro , @elisapolonio , @senhordospasteis , glaydson.art.br , @goticagateira , @karolsuetomoreira.com , @firak , @carloswt, @cintcha e @camaradacamis 🥰


E obrigada aos bskytes que contribuíram com a nossa pauta, são vocês que fazem o Bluesky valer a pena! 

Espalhem a palavra, ajudando no engajamento. Esse periódico é 100% independente, alternativo e feito por mulheres. Quer falar com a gente? Manda mensagem lá no Bluesky, nosso perfil é @tremdoceu.bsky.social, ou nos chame no sac: sactremdoceu@gmail.com.

UM BEIJÃO E BOA SEMANA!

——————————————————————————————
Caso o autor de algum post citado na newsletter queira solicitar a retirada, basta enviar uma mensagem para sactremdoceu@gmail.com. Agradecemos desde já a cordialidade!

Não perca o que vem a seguir. Inscreva-se em Trem do Céu:
Participe da discussão:
  1. J
    Jonas S. Marques
    11 de Maio de 2026, manhã

    Bom dia nobres escritores e redatores desta ótima newsletter. Antes de mais nada gostaria de agradecer aos serviços prestados e a todo o entretenimento entregue. Sou assinante a só duas semanas mas já valeu muito.

    Isto posto queria dar só um toque.

    Nesta edição no segundo tópico vocês usaram uma descrição de imagem com IA ali no final. O que tudo bem também, é um uso justo afinal é melhor ter alguma do que ter nenhuma e nem sempre da tempo, mas, rolaram alguns probleminhas. Primeiro de tudo e mais importante a descrição da imagem tem 2010 caracteres. É muita coisa e sobretudo muita coisa desnecessária. Seria e é perfeitamente possível reduzir isso como demonstrarei a frente. Segundo e mais importante, a descrição da imagem ficou longa por que está interpretando os signos visuais para o leitor, o que não é o papel da boa descrição. Não é necessário dizer o que quem ver a imagem deverá ou não sentir, basta descrever a imagem per si. Trechos como "o que realça a clareza e a força visual da mensagem." ou "o que pode ser interpretado como um símbolo de relaxamento ou uma contracultura" tiram de quem receberá a mensagem o dom da interpretação, que é a parte mais importante da arte. e tornam o texto longo e de difícil leitura.

    Pra não exigir demais de vocês passei a mesma imagem por um modelo local de LLM "que é o que tenho acesso" pedindo a descrição crua da imagem sem interpretações. E reduzi de 2010 pra 710 caracteres, o que é um fator aceitável pra uma imagem tão complexa.

    Ficou assim.

    "Ilustração simétrica em estilo de arte de propaganda soviética. No centro, do peito para cima, estão um homem à esquerda e uma mulher à direita. Eles olham diretamente para a frente e ambos têm um cigarro na boca. O homem veste camisa azul e um capacete de segurança vermelho. A mulher usa uma bandana azul na cabeça. Suas feições são simplificadas, com traços fortes e definidos. Acima e entre eles, há um gráfico de pizza e os seguintes textos em letras maiúsculas: "4 DIAS", "20 HORAS (MAX)" e "$69/HR MINIMUM WAGE". O plano de fundo mostra um cenário industrial com fábricas e chaminés soltando fumaça. Na metade superior da imagem, atrás do texto, raios vibrantes em vermelho e azul irradiam a partir do centro. A iluminação de toda a arte é plana e uniforme, sem sombras complexas.".

    Enfim, é só um toque. Eu poderia muito bem ficar na minha afinal foi só uma imagem, mas, não custa avisar, não sei se outra pessoa o faria.

    Obrigado por descreverem imagens e também pela newsletter em si e tenham todes um lindo e fresquinho dia.

    Não nos vemos por aí. TALVEZ.

    Reply Report
  2. J
    Jonas S. Marques
    11 de Maio de 2026, manhã

    Aparentemente eu tenho o intelecto de um panda então faltou explicar que a descrição foi no final do segundo tópico, não só no final.

    Perdoem meu vacilo.

    Reply Report

Adicionar um comentário:

Você não está conectado. Ao publicar este comentário, você se inscreverá nesta newsletter com o endereço de e-mail informado abaixo.
Compartilhar este e-mail
Email Bluesky
Bluesky
Este e-mail chegou a você pelo Buttondown, a maneira mais fácil de lançar e expandir a sua newsletter.