Trem do Céu logo

Trem do Céu

Arquivo
Inscrever-se
Dezembro 8, 2025

TRENSLETTER #18 - de 30 de novembro a 6 de dezembro

Foi assunto no Bluesky

Bom dia, boa tarde, boa noite! Edição fresquinha da Trensletter, o seu periódico semanal para relembrar, saber ou entender os assuntos que tomaram conta da praça da nossa Vila Céu Azul!

Nos deixem viver!


Na semana passada, casos de feminicídio tomaram conta das notícias. As estatísticas revelam aumento na violência de gênero. Segundo a ONU, todos os dias, 137 mulheres e meninas são mortas por homens. Não é à toa que preferimos dar de cara com um urso em uma floresta. A skyline também trouxe dados:

Post de 🚩OSenhorMiyagi 💢🚩 (‪@oosenhormiyagi.bsky.social‬) com o texto: DESCASO E DISPUTAS POLÍTICAS. Ministério da Justiça executou 0,1% do orçamento de plano contra feminicídio, diz relatório. Pasta afirma que a baixa execução não significa que as políticas públicas voltadas à prevenção do feminicídio não estejam sendo tiradas do papel (link para a notícia “Ministério da Justiça executou 0,1% do orçamento de plano contra feminicídio, diz relatório”)

Parece escárnio, né? O Observatório das Mulheres contra a Violência no Senado apontou em um estudo realizado entre 2020 e 2024 que foram registrados anualmente entre 1.355 e 1.459 feminicídios, o que corresponde a cerca de quatro mulheres assassinadas por dia apenas por serem mulheres. A sensação é de abandono.

Queremos não estar sozinhas na luta contra a violência que sofremos. Homens reconhecem existir homens violentos, mas raramente encaram a violência de suas ações, a conta nunca fecha. É sempre bom ver homens reconhecendo o problema, principalmente aqueles que detém o poder, para que possibilidades de mudança realmente aconteçam:


Sequência de 2 posts de Arthur - O Cansado (‪@arthur000.bsky.social‬) com o texto: Feminicídio não começa no crime; começa na piada, na desumanização, no "é só brincadeira". Cada vez que um homem diminui uma mulher, alimenta a mesma lógica que depois finge não entender quando alguém é morto. Homens precisam encarar a verdade: misoginia não é força, é covardia fantasiada de superioridade e ela só cresce quando ninguém corta. A responsabilidade é individual: enfrentar, corrigir e cobrar outros homens. Quem se cala, contribui.

Post de Antonio Roazzi (‪@roazzi.bsky.social‬) com o texto: Lula tem um recado para os homens: “O combate ao feminicídio precisa mobilizar a nós, homens. Essa é também uma tarefa nossa. Temos que assumir de verdade essa bandeira pelo fim da violência contra as mulheres.” (post contem video do momento)

Ontem (domingo), mulheres se mobilizaram para ir às ruas em protesto em várias cidades do país e ainda acontecerá atos em outras cidades nesta semana:


Post de Fa (‪@faconti.bsky.social‬) com o texto:  #Mulheres Vivas: atos em todo o País denunciam escalada de #ViolênciaDeGênero Os protestos simultâneos acontecem no domingo, 7 - (link para a notícia “Mulheres Vivas: atos em todo o País denunciam escalada de violência de gênero”) - Via CartaCapital - #Espancamento #Assassinato #Feminicídio -

Esses atos não são, nem podem ser exclusivamente feitos por mulheres e somente com participação de mulheres. Queremos homens protestando contra essa violência. Queremos que homens parem de nos matar.

Notícias mencionadas:

  • https://iclnoticias.com.br/min-justica-orcamento-plano-contra-feminicidio/
  • https://www.cartacapital.com.br/sociedade/mulheres-vivas-atos-em-todo-o-pais-denunciam-escalada-de-violencia-de-genero/ 


Representatividade artificial


A Inteligência Artificial (IA) foi uma promessa que a cada dia mais parece que é uma cilada. Não se pode confiar em suas respostas e, quase todo dia, aparece mais um caso absurdo onde o uso de IA teve consequências até de morte. Na semana passada, constatou-se que a representatividade de minorias na mídia é mais uma vítima da IA. 


Sequência de posts de leo (‪@parecercult.bsky.social‬) com o texto: um dos aspectos mais sinistros da avalanche de propagandas feitas com IA é que é muito descarado que a prioridade ta sendo substituir atores e modelos negros / sem brincadeira uns 80% de todos os anuncios que eu tenho visto em youtube/tv aberta/tv do metrô com aquela artificialidade plastica sem vergonha e aqueles sorrisões apavorantes da IA têm sido representações de pessoas negras, chega a ser impressionante a desproporção / é meio que a consequencia lógica da ultima década de "representatividade" publicitária, né. é importante "representar" pessoas negras no seu comercial de locadora de carro pra cativar o consumidor negro mas de preferencia evitando contratar atores negros se for possível / é uma lógica racista até a medula pq além de tudo ainda pressupõe que 1) negros são menos humanos/menos complexos e por isso os facsímiles toscos de IA causariam menos estranhamento, e 2) o publico negro tem menos discernimento e menos chance de perceber que é IA

Post de bells (‪@lesbozilla.bsky.social‬) com um link pro UOL e com o texto: “a uol que inventou uma jornalista futurista de IA que coincidentemente é negra porque god forbid contratar uma jornalista musical negra de carne e osso e pagar um salário de verdade pra ela e tratá-la feito gente” citando o post do @parecercult.bsky.social e também duas imagens do site UOL. Uma imagem com o texto “Lüma Vé: artista ficcional, criada com  IA, estreia no Toca UOL” mostra a “artista ficcional” como a imagem de uma mulher negra. Na outra imagem é um screenshot do Canal UOL de conteúdo apresentado pela IA. Link no final do texto.

Post de JMTrevisan (‪@jmtrevisan.bsky.social‬) com um link pro mesmo conteúdo anterior do UOL e com o texto: “Gente, que vergonha desse texto.” Na imagem ele destaca o seguinte texto que vem abaixo da imagem da artista ficcional Lüma Vé: “A música brasileira acaba de ganhar uma nova voz - e ela vem do futuro. Lüma Vé é uma artista, ativista e comunicadora ficcional que vivem em 2065. Nascida em 2043 na megacidade distópica de Vila Velha, Lüma mistura concreto, neon e afetos líquidos em sua narrativa.”

Post de Odeiopodcast 📽 (‪@odeiopodcast.bsky.social‬) respondendo ao post do JMTrevisan com o texto: Gastaram litros e litros de água pra criar isso, depois quando o jornalista cool tiver que tomar mijo, vai ser engraçado demais

Link mencionado: 

  • https://www.uol.com.br/toca/noticias/2025/10/08/luma-ve-artista-ficcional-feita-com-ia-estreia-no-toca-uol.amp.htm 

Juiz não é herói


É sempre bom cutucar a memória. Lembrar de que já assistimos a Operação Lava-jato, na qual um juiz quase foi alçado a herói, mesmo demonstrando não compreender muito bem a teoria das provas. Deu no que deu. 

Também passamos por episódios recentes em que a nossa pueril demogracinha quase entrou em colapso e, novamente, busca-se um “salvador da pátria”, um herói de toga, o que é um erro tão crasso quanto achar que esquerda e direita “são tudo farinha do mesmo saco”. 

Juízes, quando conseguem fazer valer a lei, o direito e as “quatro linhas da Constituição” não são heróis, mas apenas operadores do Direito que cumpriram exatamente com o que se espera, o chamado “múnus público”. Deixando tantas aspas de lado, vamos demonstrar com posts trazidos da skyline da semana passada o porquê de não existir heroísmo no Judiciário:


Post de Cleber Lourenço (‪@ocolunista.bsky.social‬) com o texto: A desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) Solange Salgado da Silva revogou a prisão do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. Vorcaro foi preso quando tentava fugir do Brasil. Mas vejam só: para Solange isso não é um problema.

Solange Salgado, desembargadora, já foi presidente da Ajufer, uma associação dos juízes federais do TRF1, e nesse cargo foi acusada de crime de fraude.

Senta que lá vem a história: Em 2011, 40 juízes federais solicitaram abertura de investigação disciplinar ao TRF-1, afirmando que seus nomes teriam sido usados “de forma irresponsável, temerária e fraudulenta”. O então corregedor, desembargador Cândido Ribeiro, instaurou processo administrativo e registrou que os ex-presidentes da entidade — incluindo Solange — haviam assinado contratos classificados como fraudulentos, pois uma auditoria interna teria identificado a contratação de 45 empréstimos simulados junto à Fundação Habitacional do Exército (FHE/Poupex), totalizando cerca de R$ 6 milhões e, segundo relatório da FHE, as operações causaram prejuízo superior a R$ 20 milhões. E tem mais:


Post de Airton (‪@airtonpereira.bsky.social‬) com o texto: A desembargadora Solange Salgado foi representada pelo advogado Pierpaolo Cruz Bottini, quando foi denunciada por fraude, agora a mesma desembargadora permitiu que Vorcaro fosse colocado em liberdade, considerando o pedido de seu ex defensor. (Link para a notícia “TRF-1 rejeita denúncia contra juíza Solange Salgado”)

Na notícia é confirmado que “A juíza federal é representada pelo advogado Pierpaolo Cruz Bottini, do Bottini & Tamasauskas Advogados”. 


Post de ari (‪@arioldo.bsky.social‬) com o texto: (brincar, fazer meme e etc, ok...mas achar que o Poder Judiciário é a salvação do país é de uma burrice tremenda)

E a gente só tá falando isso tudo por causa disso aqui:


Post de Euler Costa (‪@eulercosta.bsky.social‬) com o texto: ALEXANDRE DE MORAES NA LISTA DA FINANCIAL TIMES COMO HERÓI DE 2025 #AlexandreHeroi (link da notícia)

Valeu, Mini Churros Alexandre de Moraes, Vossa Excelência realmente serviu nesse 2025 que já vai indo, mas não custa dizer e ter em mente:


Imagem com o texto: Você não fez mais do que sua obrigação.


Notícias mencionadas:

  • https://www.conjur.com.br/2012-nov-04/trf-rejeita-denuncia-juiza-federal-fraude-emprestimos/ 

  • https://www-ft-com.ezp-prod1.hul.harvard.edu/content/420f54c4-404c-475e-982e-ab1a2293aef8 


Datacenter no Ceará


Ainda nos lembramos das nossas aulas de Geografia? De qual clima é frequente na região Nordeste do país? E de todas as notícias sobre seca e a escassez hídrica por lá? Pois parece que esses assuntos não foram tendência no Tik Tok, a rede social que quer um datacenter no Ceará, muito menos preocupam o governo do Estado, espia:

Post de Fa (‪@faconti.bsky.social‬) com o texto: #Ceará autoriza #DataCenter do #TikTok a usar 7 vezes mais #Água do que o previsto no licenciamento ambiental - Secretaria de Recursos Hídricos liberou uso sem fiscalizar #Suficiência, só  com base em #Autodeclaração de empresa - (link da notícia “Ceará autoriza data center do TikTok a usar sete vezes mais água”) Via Intercept Brasil -

Post de Climainfo (‪@climainfo.org.br‬) com o texto: ⚠️ A ampliação no uso de água para o data center do TikTok em Caucaia acende um alerta: o consumo autorizado passou de 19,7 mil para 144 mil litros por dia, em um estado que enfrenta seca em 16 dos últimos 21 anos. (o post traz imagem mostra um fundo escuro e no centro agua correndo caindo de cima. Um texto em destaque vermelho "Preocupante", e complementar "Ceará autoriza data center do TikTok a usar 7 vezes mais água que o preciso no licenciamento").

Post de Yaganazy (‪@yaganazy.bsky.social‬) em resposta ao post de Climainfo com o texto: Político não pode ver uma big tech que já abre as pernas feito uma rapariga (não querendo insultar as pobres das raparigas que não tem culpa nenhuma)

Post de 𝐆𝐥𝐚𝐝𝐢𝐫 𝐂𝐚𝐛𝐫𝐚𝐥 (‪@gladir.bsky.social‬) em resposta ao post de Climainfo com o texto: gastar tanta água para as pessoas ficarem se divertindo com videozinho?

Também rolou uma dúvida na skyline: por que a água do mar não é utilizada no resfriamento de datacenters? A resposta mais simples e mais óbvia é o fato de ser salgada, portanto, tem alto poder corrosivo e rapidamente deteriora tubulações, trocadores de calor e componentes metálicos essenciais, tornando o sistema caro, instável e de difícil manutenção.


Além disso, a água do mar contém organismos e sedimentos que provocam bioincrustação e obstruções (formam corais, saca?), e isso exigiria um tratamento químico intenso e com filtragem complexa, aumentando o risco operacional e gerando impactos ambientais também, especialmente pelo potencial de alteração térmica no ecossistema marinho, caso a água seja devolvida em temperatura mais alta. Em resumo: sal é corrosivo e há risco ambiental.

Agora, voltando ao assunto, um datacenter instalado em regiões áridas e com escassez hídrica também tem impacto significativo. Trata-se de consumo de grandes volumes de água, competindo diretamente com as necessidades da população, da agricultura e de outros setores essenciais. Também há o desafio adicional das altas temperaturas, que reduzem a eficiência térmica e ampliam o consumo de energia, criando um ciclo de maior demanda energética e maior geração de calor que pode influenciar o microclima local.


Em resumo:

Imagem de Dilma Roussef com o texto: "Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder."

Notícia citada:

  • https://www.intercept.com.br/2025/11/27/ceara-autoriza-data-center-tiktok-sete-vezes-mais-agua-licenciamento/ 


Dica de leitura


Sim, estamos cansadas e já achando chato ter o assunto Solucinho sempre rondando a nossa trensletter, mas pelo menos dessa vez (e por incrível que possa parecer) o energúmeno condenado e preso trouxe uma pauta literária! Saca só:

Post de Sir Dersu Uzala Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield (‪@dersuzzalla.bsky.social‬) com o texto: rindo por 27 anos e três meses com a lista de livros que os golpistas precisam ler para reduzir a pena (link para notícia “'Ainda estou aqui', 'Democracia' e 'Crime e castigo': os livros que Bolsonaro e o núcleo crucial podem ler para reduzir a pena” e 3 imagens com a lista dos livros)

E claro que a skyline viralizou esse assunto!


Post de Neuromaterialista (‪@ikarmann.bsky.social‬) com o texto: Claramente uma preferência de quem selecionou por literatura russa. Detalhe pra ironia de fazer eles lerem "O Príncipe". É quase dizer: quer fazer merda, pelo menos aprende a fazer direito.

Post de Paulo Cunha (‪@paulofcunha.bsky.social‬) com o texto: Mesmo que ele lesse, provavelmente não entenderia nada… "Gosthei desse dos bichinhos! (Reproduz risada escrota)"

Tem um detalhe: tem tempo para ler o livro escolhido (21 dias), tem que fazer resumo da leitura para comprovar que leu, em um prazo de 10 (dez) dias e, além disso, há limite de leitura: 11 livros por ano, o que equivale a 44 dias de remição de pena por ano. Se já era difícil esperar de Solucinho o bom exemplo do prazer de ler, que dirá com tanta regra, ainda mais de um serumaninho que sempre teve orgulho de não ler!


Post de Hugo Dias (‪@hugodias.bsky.social‬) com o texto: Pelo visto eles vão ficar os 27 anos e 3 meses presos então…

Notícia citada:

  • https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/11/29/ainda-estou-aqui-democracia-e-crime-e-castigo-os-livros-que-bolsonaro-e-o-nucleo-crucial-podem-ler-para-reduzir-a-pena.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1 


Lista completa dos livros: 

  • https://s3.glbimg.com/v1/AUTH_8b29beb0cbe247a296f902be2fe084b6/2025/lista-completa.pdf?_gl=1*6bu3x4*_ga*Nzk3MzA0NzEuMTc2MDU0MjU2Mg..*_ga_5401XJ0K8J*czE3NjEwNjY2MTUkbzIkZzAkdDE3NjEwNjY2MTUkajYwJGwwJGgw 

Solucinho impresso


E mais essa, já pedimos desculpas de antemão, mas o assunto foi hilário, cringe e até mesmo preocupante e não poderia passar batido:

Post de Flávio Costa (‪@flaviorcosta.bsky.social‬) com o texto:  Expectativa: voto impresso Realidade: Bolsonaro impresso (imagem tirada de rede social da Michelle Bolsonaro, com duas fotografias tiradas com políticos de direita e com um Bolsonaro de papelão)

Deram um jeito de manter a imagem do Solucinho livre, leve e solto, só precisa de cuidado quando bate uma ventania ou começa uma chuvinha… 


Post de João P. Luiz (PikachuSama) (‪@joaopluiz.bsky.social‬) com o texto: Bolsonaro queria voto impresso. A única coisa impressa que ele ganhou foi sua foto em tamanho real de papelão. Pra mim. Isso não é seita. Vão começar adorar essa merda aí o que estava ruim vai ficar uma porra

Post de Djavan Ryuuzaki (‪@djavan.bsky.social‬) com o texto: A extrema-direita finalmente percebendo que entre Bolsonaro e um pedaço de papelão qualquer não existe a menor diferença. Ou talvez seja até melhor, papelão não fala! #SemAnistiaPraGolpistas #BolsonaroDePapelao #BOLSONAROnaCADEIA

Será? A gente sabe que diminuiu o número de apoiadores nas ruas, mas e fora delas? Nos grupos de zap, nas nossas famílias, no ambiente de trabalho… ainda tem muito gado ruminando a ideia de “mito”. A gente zoa e se preocupa porque não pode ser esquecida a quantidade de vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos e governadores que se elegeram por estarem apoiados nesse (vô)mito.


Post de Catiorro cansado (‪@catiorrodeoculos.bsky.social‬) com o texto: Nessa semana repercutiu muito as últimas ações da Michele Bolsonaro no campo político, me atrevo a dizer que ela é muito mais perigosa que Eduardo Bolsonaro. Todo mundo deveria tá com medo da Cersei da Ceilândia.

Post de lajuju miauzinha 🪻 ᓚᘏᗢ 🚂🍉 (‪@judemotta.bsky.social‬) com o texto: BOLSONARO IMPRESSO, seguido de post de ‪Lineuzinho‬ (‪@ademare.bsky.social‬) em resposta com o texto: E AUDITÁVEL

NetWarflixner


O chororô da Netflix com os impostos brasileiros era para ser ignorado mesmo, porque na semana passada a bonita fez o quê?! Comprou a Warner Bros pela bagatela de US$ 82,7 bilhões. Dinheiro de troco, sabe? 


O monopólio tá óbvio: o mercado de streaming está aos poucos se reduzindo a Netflix x Disney. Com poucas empresas mandando em quase todas as franquias, estúdios e plataformas, será menos uma disputa criativa e mais um condomínio fechado onde só entram os mesmos de sempre. A concorrência cai, os conteúdos ficam parecendo déjà vu, afinal, quem paga a banda escolhe a música (e às vezes a playlist inteira).


Para completar a preocupação, essas gigantes passam a ter força para impor preços e regras, além de sangrar conteúdo independente… Sabe o cineminha do bairro, aquele que não existe mais? Então... no fim, é exatamente essa situação que as leis antitruste deveriam evitar: o controle nas mãos de meia dúzia que querem transformar o streaming num pacote “combo família”. A skyline falou bastante sobre essa aquisição:


Post de Pedro Noizyman 🇵🇸 (‪@noizyman.bsky.social‬) com o texto: Netflix compra a Warner por 83 bilhões de dólares. mas vai falir se pagar imposto no Brasil (link da notícia “Netflix confirma compra e assume a Warner Bros. por R$ 439 bilhões”)

Post de Mateus (‪@mateussb.bsky.social‬) com o texto: a netflix comprar a warner é mais um capítulo de um colapso de todo um modelo de produção - um colapso que começou lá nos anos 1960

Post de Ryot (‪@ryot.bsky.social‬) eu vendo a compra da warner pela netflix (gif do personagem Jack (Edward Norton) em Clube da Luta, em uma cena de tédio em um escritório, fazendo cópias xerox)

Post de MAJOR (‪@majormatt.bsky.social‬) com o texto: Netflix entrou na minha lista de coisas satânicas.

Post de trem-fantasma da autocobrança (‪@lancolan.bsky.social‬) com o texto:  BAD ENDING: the whole world is now Netflix (livre tradução: FINAL RUIM: o mundo inteiro agora é Netflix)
Tradução livre “Final ruim: o mundo todo agora é Netflix”

Gif com uma cena do Seinfeld e do Kramer com a frase: But I don't wanna be a pirate! (Tradução: eu não quero ser um pirata!)
Tradução: mas eu não quero ser um pirata!



Notícia mencionada:

  • https://tangerina.uol.com.br/filmes-series/netflix-assume-warner-bros-por-439-bilhoes-reais/ 


Header com o texto: Pérolas do Bluesky

Mais uma semana em que a criatividade dos Bskytes surpreendeu e entregou muito, confere!

Post de 🦇 Julha 🦇(@juliadidit.bsky.social) com uma imagem que contém o texto: “⚠️ Desculpe, serviço IndisponÃvel no momento. Por favor, aguarde alguns minutos e tente novamente.”

Post de grinch de calcinha (‪@apricaliptica.bsky.social‬) com o texto: “Ah não pelo amor de Baphomet, gente, chega disso.   "Dá o que pensar" "Faz refletir" "Dá motivos para refletir"  Cada vez que vocês vem com uma dessas um bebê panda entra em combustão expontânea.”  Citando um post de ‪Bela LuGoza‬ ( ‪@dr4gula.bsky.social‬) que contém o texto:  “Não tem equivalente em português pra essa expressão não?” e um print da Gazeta Zero Hora  com uma imagem de uma atriz loira e o texto: série “Pluribus”, da Apple TV, dá comida para o pensamento

Post de Abelha Rainha (‪@rainhadobrasil.bsky.social‬) com o texto:  A existência do ator Paul Dano prevê a existência do ator Paul Recebeno.   Pois é dano que se recebe! 🙌🙌

Post de felipejb (‪@felipejb.bsky.social‬) com  otexto:  sbt perde demais a oportunidade de lançar uma rede social própria com um ALGORITMO DE FESTA

Post de construído diferente (‪@ddbm.video‬) com uma imagem do Edu Bananinha no muro das lamentações (?) e uma imagem de um bilhete com a mensagem: PAI, POSOME  CHENOSELOL

Post de maɾina • vgd (‪@m4rina.bsky.social‬) tem a imagem do Coringa apontando uma arma pro Batman citando o post de ana de armas na gira de tranca rua‬ (@heptassilabo.bsky.social‬) com o texto: a minha alma esta armada e apontada para a cara do morcego

Mecenas da Trensletter


Queremos agradecer as @s que nos apoiaram financeiramente e ajudaram a manter a newsletter chegando pra todo mundo toda segunda-feira. Quando se alcança 100 inscritos (muito obrigada!), a plataforma exige que se pague e, quando pedimos socorro, essas pessoas chegaram junto e ajudaram o Trem a continuar andando e registrando o que acontece no Bluesky Brasil. Obrigada! 

Imagem tem um fundo azul, um coração, o texto: Muito Obrigada pelo seu apoio! E as arrobas e fotos de perfil de @evertonrocha ,  @bodinholoiro , @elisapolonio , @senhordospasteis , glaydson.art.br , @goticagateira , @karolsuetomoreira.com , @firak , @carloswt , Cinthia Moraes


E por hoje é isso, e foi muita coisa, né? Comenta aí embaixo o que você achou. Agora vocês também podem comentar em cada edição! 😘

°º¤ø,¸¸¸¸°º¤ø,¸¸¸¸ Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ




E obrigada aos bskytes que contribuíram com a nossa pauta, são vocês que fazem o Bluesky valer a pena! 

Espalhem a palavra, ajudando no engajamento. Esse periódico é 100% independente, alternativo e feito por mulheres. Quer falar com a gente? Manda mensagem lá no Bluesky, nosso perfil é @tremdoceu.bsky.social, ou nos chame no sac: sactremdoceu@gmail.com.

UM BEIJÃO E BOA SEMANA!

——————————————————————————————
Caso o autor de algum post citado na newsletter queira solicitar a retirada, basta enviar uma mensagem para sactremdoceu@gmail.com. Agradecemos desde já a cordialidade!

Não perca o que vem a seguir. Inscreva-se em Trem do Céu:

Adicionar um comentário:

Compartilhar este e-mail
Email Bluesky
Bluesky
Este e-mail chegou a você pelo Buttondown, a maneira mais fácil de lançar e expandir a sua newsletter.