Trensletter #07 - 14 a 20 de Setembro
Trensletter #07 - 14 a 20 de Setembro
Bom dia, boa tarde, boa noite! Edição fresquinha da Trensletter, o seu periódico semanal para relembrar, saber ou entender os assuntos que tomaram conta da praça da nossa Vila Céu Azul!
Assassinato C. Kirk
Por Ja.Ja.Jaded... 🚂🇵🇸🇵🇸🇵🇸💨 (@aerojaded.bsky.social)
No dia 10 de setembro, ou seja, na semana retrasada, Charlie Kirk, um representante da ultra-direita estadunidense, foi morto com um único tiro no pescoço enquanto discursava para cerca de 3.000 pessoas na Universidade do Vale de Utah, nos Estragos Fudidos. O suposto atirador foi detido quase 33h depois.
Muita gente não tinha ideia de quem era Charlie Kirk até o momento do tiro, ou melhor, até o post da Jay Graber, CEO do Bluesky, com condolências e uma espécie de reprovação a qualquer manifestação sobre essa morte:

Vamos dar uma resumida no “currículo” do cara, mesmo sabendo que ele ser um influente ultra-direitista já diz muito. Kirk já comparou abortos ao extermínio em Auschwitz, dizendo serem ainda piores, e afirmou que faria a filha de 10 anos manter uma gravidez caso fosse estuprada. Também já teve takes bem racistas e falou abertamente isso aqui:
“Acho que vale a pena ter o custo, infelizmente, de algumas mortes por armas de fogo a cada ano, para que possamos manter a Segunda Emenda e proteger nossos outros direitos dados por Deus. Isso é um acordo prudente. É racional.”
Bem, considerando que o Bluesky é majoritariamente progressista, que defende exatamente o oposto ao que a ultra-direita entende por certo, a skyline chapiscou a Jay e a discussão sobre comemorar (ou não) a morte de gente ruim invadiu a Vila Céu Azul, principalmente porque a direita iniciou uma “caça às bruxas”, querendo que empresas e instituições punam quem postar comemorações ou reações de alívio à morte de Kirk:


Pois é, parece que até mesmo a empatia da ultra-direita é seletiva. E essa retórica ilustra perfeitamente o paradoxo da esquerda: a expectativa desproporcional de que os progressistas devem sempre agir com o máximo de decoro e empatia, mesmo quando confrontados com a desumanização e a violência promovidas pela ultra-direita.
Enquanto a direita frequentemente age com impunidade e cinismo, como nas celebrações da morte de Marielle Franco, cria-se uma armadilha retórica onde qualquer reação de alívio ou justiça poética da esquerda é imediatamente criminalizada e punida socialmente. Esse duplo padrão também funciona como um mecanismo de controle para silenciar oposições e deslegitimar respostas emocionais legítimas frente a figuras que propagam o ódio.

A morte de uma figura como Kirk não apaga o mal que suas palavras propagaram; pelo contrário, o seu legado tóxico permanece ativo e deve ser combatido. A discussão, portanto, não é sobre morte, mas sobre vida: recusamos chorar por quem desejou explicitamente que tantos outros não vivessem, ou não vivessem com dignidade. O foco permanece na luta por um mundo onde a violência simbólica e física patrocinada por suas ideias seja definitivamente erradicada.

Clica no print e veja o vídeo completo. Aulas.
E como cantaria a saudosa Ivone Lara, nos versos de Tendência: “Não me comove o pranto de quem é ruim”. #pas
Luigi
Por Ja.Ja.Jaded... 🚂🇵🇸🇵🇸🇵🇸💨 (@aerojaded.bsky.social)
No dia 16, o Juiz de Nova Iorque retirou as acusações de terrorismo contra Luigi Mangione pelo assassinato do CEO da United Healthcare, Brian Thompson, em dezembro de 2024. Agora, em Nova Iorque, Luigi responderá apenas pelo crime de homicídio de segundo grau. Porém, não foi exatamente essa notícia que movimentou a Vila Céu Azul:


Pois é, o fã clube do Luigi está vivíssimo na skyline!



O alvoroço foi tão grande que a Prefeitura de Céu Azul cometeu um “LuigiGate”:

🥵
Hugo Mole
Por Lia Dru (๑•ᴗ•๑)♡ @liadru.bsky.social
Um personagem bem escroto da atual quadra miserável da nossa História é o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta - popularmente conhecido como Hugo Mole. Filho de político (seu pai é Nabor Wanderley), diz a lenda que cursou medicina mas deve ter sido um péssimo médico porque foi eleito deputado pela Paraíba aos 21 anos, em 2010. Desde então ele só faz escalar os degraus do sucesso reacionário, lambendo bota de milico e colocando em votação apenas o que é do interesse da extrema direita.
A vila não vai muito com a cara desse infeliz, principalmente depois que ele colocou em votação a PEC da Blindagem (ou da Bandidagem, se preferir), que foi aprovada pra proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF) e vai pra análise do Senado - que também é mais sujo que um pau de galinheiro.



Essa PEC ter sido colocada em pauta bem agora é providencial para a bandidagem eleita em nosso país, mas nossos amigos da vila estão bem ligados no movimento.



Nosso amigo toonda tá certíssimo, essa corja precisa muito se blindar, afinal o governo Lula costuma exercer a boa prática de não interferir e, até, colaborar com as investigações da Polícia Federal. A batata deles tá assando, eles precisam da PEC da Bandidagem pra continuar a passar a boiada, continuar a explorar o pobre e favorecer o rico. Mas no Bluesky tem comentário pertinente!


É aquela velha história de que a verdade te libertará, mas primeiro vai te deixar p da vida!

Vamos continuar acompanhando. Nesse domingo teve manifestação pelo Brasil todo contra essa safadeza e contra a anistia pro Genocida e seus comparsas. Temos algumas promessas, mas não podemos confiar muito.

Links mencionados:
https://iclnoticias.com.br/piloto-rueda-avioes-empresa-de-voos-do-pcc/
https://www.brasil247.com/brasil/senador-alessandro-vieira-promete-rejeitar-pec-da-blindagem-na-ccj
Bolsonaro condenado por racismo
Por Lia Dru (๑•ᴗ•๑)♡ @liadru.bsky.social
Mais uma derrota pro genocida alegrou nossa semana e foi assunto na vila. Dessa vez, segundo Felipe Pontes, repóter (sic) da Agência Brasil (link no final do texto): “A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou nesta terça-feira (16), por unanimidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos devido a comentários racistas feitos por ele a apoiadores quando ainda ocupava o cargo, em 2021.”





Link mencionado:
Gugu Ativo
Por Lia Dru (๑•ᴗ•๑)♡ @liadru.bsky.social
Essa semana a vila teve um encosto de Malafaia, pois o assunto fez a galera rir e fuxicar o dia inteiro cuidando do cu alheio. A informação de que o falecido Gugu, lendário apresentador do SBT e produtor de grupos musicais duvidosos, supostamente era um gay ativo fez a skyline ficar em polvo rosa. A gente aqui do Trem não confirma, nem nega, que deu muita risada com todo esse fricote.






![Post de Karol do céu!!!111 🚂 💩 (@karolsuetomoreira.bsky.social) com o texto: Eu tô fascinada pela existência desse vídeo. [Alt: várias pessoas dançando e formando uma corrente. Gugu entra atrás do Tiririca, que tampa a bunda com a mão, se protegendo.]](https://assets.buttondown.email/images/8b833bfc-16f5-4ec5-9180-ef91fa43e313.png?w=960&fit=max)



A semana parece ter sido intensa e cansativa para os bskytes:


Também teve trem de unidades de medidas inusitadas:


A gente ficou feliz de ver a trensletter sendo lembrada na skyline!





Por hoje é isso!
°º¤ø,¸¸¸¸°º¤ø,¸¸¸¸ Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
E obrigada aos bskytes que contribuíram com a nossa pauta, são vocês que fazem o Bluesky valer a pena!
Espalhem a palavra, ajudando no engajamento. Esse periódico é 100% independente, alternativo e feito por mulheres. Quer falar com a gente? Manda mensagem lá no Bluesky, nosso perfil é @tremdoceu.bsky.social, ou nos chame no sac: sactremdoceu@gmail.com.
UM BEIJÃO E BOA SEMANA!
——————————————————————————————
Caso o autor de algum post citado na newsletter queira solicitar a retirada, basta enviar uma mensagem para sactremdoceu@gmail.com. Agradecemos desde já a cordialidade!