Trensletter #02 - 10 a 17 de agosto de 2025
Trensletter #02 - 10 a 17 de agosto de 2025
Bom dia, boa tarde, boa noite! Edição fresquinha da Trensletter, o seu periódico semanal para relembrar, saber ou entender os assuntos que tomaram conta da praça da nossa Vila Céu Azul!
Adultização como distração?
Por Ja.Ja.Jaded... 🚂🇵🇸🇵🇸🇵🇸💨 (@aerojaded.bsky.social)
Na semana retrasada, no dia 6, o influenciador Felca, que no atual momento possui 6,05 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, o @felcaseita, publicou um documentário com aproximadamente 49 minutos, intitulado adultização, denunciando a exploração de crianças nas redes sociais e como o algoritmo de distribuição de conteúdos funciona, facilitando não somente a criação de bolhas, mas de toda uma rede criminosa de pedófilos. Pra quem estava lavando o cabelo, passando hidratante ou viajando para Nárnia e ainda não viu o vídeo, ele tá aqui: adultização
A gente não comentou sobre esse vídeo na trensletter da semana passada, apesar de ter sido um assunto que não saiu da skyline, porque sabíamos que haveria desdobramentos. O vídeo alcançou mais de 40 milhões de visualizações, gerou vários vídeos de reação e fez as autoridades se mexerem. Para se ter ideia, na sexta-feira (15), o influenciador Hytalo Santos, citado no documentário, foi preso. Além disso, as denúncias de conteúdo impróprio envolvendo crianças - que podem e devem ser feitas ligando para o número 100, de qualquer telefone, seja fixo ou celular, anonimamente - mais que triplicaram, batendo recorde histórico como constatou o Sleeping Giants Brasil (@sleepinggiantsbr.bsky.social) em dois posts seguidos:


O Felca também recebeu ameaças, tem andado escoltado e com veículo blindado, porque primeiro futucou as bets, agora futucou o submundo da deepweb e com quem estava ganhando muito dinheiro fazendo criança ser produto, mas ele já demonstrou que não irá se amedrontar, todo o material colhido na pesquisa para a produção do vídeo foi entregue à polícia e ao Ministério Público. Quando os bons não se silenciam, o mal enfraquece.
Porém, também teve quem resolveu surfar na onda. A bancada ultradireita logo se colocou solidária à causa, apesar de ter travado pauta justamente no dia em que um projeto de lei para proteção das crianças na internet tinha sua urgência para ser votada.
Hugo Motta (Republicanos), Presidente da Câmara dos Deputados, depois de sair desaplaudido e nanico do motim da semana retrasada, já correu para as redes para parabenizar o influenciador e anunciar que irá priorizar essa pauta. Tudo muito lindo, tudo muito bonito, se não soubéssemos que muitos deputados - e adivinhem de qual bancada - são bancados pelas big techs para que qualquer mínima proteção que os faça ter mais responsabilidade e menos lucro não se crie, inclusive com deputado apresentando projeto de lei fabricado por executivo de big tech que, na pressão do momento, só se esqueceu de tirar os metadados do arquivo, deixando o rastro do lobby, como foi apurado pelo Intercept. Mesmo nesse cenário de terra arrasada, a gente tenta manter a esperança de que alguma proteção conseguiremos. A Pomba gira Monocromática Louca do Rosa (@betedavis.bsky.social) resumiu essa quadra miserável que estamos vivendo com um sopro de positividade:

Se a pauta vai ser utilizada como boi de piranha, que seja dessa forma - com urgência e celeridade! -, mas também com transparência e acompanhamento de organizações que atuam incansavelmente na localização, denúncia e demonstração de como as big techs agem em detrimento de qualquer proteção. No finalzinho da tarde do dia 10, a BIANA (@bianaaf.bsky.social) escreveu um artigo que joga um pouco de luz nisso:

O texto da Biana esclarece um ponto crucial: o algoritmo projetado pelas big techs detecta um padrão de interesse e o reforça para aparecer mais e mais conteúdo similar, sem qualquer filtro moral ou legal, desde que isso aumente o tempo de permanência do usuário, facilitando a concentração de conteúdos envolvendo crianças. Portanto, ir atrás dos pedófilos é necessário, mas mais eficiente ainda é regular as redes, responsabilizando-as por não somente lucrar, mas facilitar a concentração e distribuição desse tipo de conteúdo.
E assim como as redes sociais conseguem detectar o padrão de interesse e reforçá-lo, também há como criar mecanismos para detectar o tipo de conteúdo e tomar as medidas necessárias à proteção de menores, como comentou o Victor Osório (@vepo.dev) no post da Biana:

Bora ficar de olho, pressionar o parlamento e proteger de verdade as crianças!
Links mencionados:

O crime compensa para as big techs — cada criança explorada é lucro | by BIANA | Aug, 2025 | Medium
Quando o Felca publicou seu vídeo sobre “adultização”, muitos o viram como mais um alerta aos pais sobre os riscos da internet. De fato…
Mais Estragos Fudidos
Por Lia Dru (๑•ᴗ•๑)♡ @liadru.bsky.social
O Cheetos de Peruca não dá um tempo, a estratégia de inundar a pauta com absurdos pra causar confusão geral é eficiente, fica difícil até de escolher o próximo assunto sobre tudo o que ele causa.
Dia 07 de agosto, o Cheetos aumentou a recompensa pela prisão de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, para 50 milhões de dólares, acusando-o de ser um dos maiores traficantes de drogas do mundo. Pois, supostamente, Maduro teria respondido que também oferece 50 milhões de dólares pela liberação da lista dos contatos do Epstein, o pedófilo melhor amigo do Trump que foi suicidado na prisão.


Também teve o Camarote da CPI informando que escrotos do governo Cheetos está trabalhando pra acabar ainda mais com o direito das mulheres norte-americanas. Por que acabar com o direito ao aborto foi pouco, agora querem tirar o direito delas voltarem também.

Aí na terça-feira, dia 12, o Departamento de Estado dos Estragos Fudidos divulgou um relatório afirmando que a situação dos Direitos Humanos piorou no Brasil em 2024. O relatório menciona suposta censura ao genocida e aliados, o bloqueio do X-Twitter e assassinatos cometidos por PMs em estados governados por bolsonaristas.



Pra tentar enfrentar a crise causada pelos desmandos do Cheetos de Peruca - e também o absurdo que é ter todas as transações financeiras baseadas em dólar - o Banco Central confirmou que o Drex, a nova moeda digital brasileira, deve ser lançado em 2025 e é baseado no Pix. Será uma moeda digital oficial emitida pelo Banco Central, com lastro no real, para facilitar transações entre países membros do BRICS.

Mulher Não Gosta De…
Por Ja.Ja.Jaded... 🚂🇵🇸🇵🇸🇵🇸💨 (@aerojaded.bsky.social)
Vamos contextualizar essa história: no dia 10, um cristalzinho (de enxofre?) afirmou na skyline que “mulher não gosta de homem”, assim, como verdade absoluta. E aí, o prato cheio bskyte algum recusa! Choveu post de reação na Vila durante a semana, vem ver:

Cada dia mais difícil discordar, sabe? Teve bskyte que resolveu derivar bastante a pauta:


Não sei se é pra tanto, mas ok, o cu de curioso a gente gosta mesmo! Brincadeiras à parte, alguns bskytes foram no ponto central da questão e arrasaram na análise da mágoa do desquerido:



Homens gostam de mulheres como gostam de coisas, mas querem que mulheres gostem de homens como se esses fossem deuses, com um salto de fé, ignorando erros, pois assim são os deuses: até mesmo quando escrevem por linhas tortas, estão absolutamente certos.
Se acham deuses, mas estão mais para líderes de seitas. Que possam acordar para a realidade sem promover atos violentos, acho que é o que nós, mulheres, gostaríamos de ver.
Pastor de Calcinha e Peruca Investigando
Por Lia Dru (๑•ᴗ•๑)♡ @liadru.bsky.social
Ah, a hipocrisia, não é mesmo? Dia sim e dia também a gente tem notícia sobre religioso se metendo em coisa abominável. Dessa vez até que nem foi horrível, só hilário e hipócrita. O Bluesky aplaudiu em pé e acompanhamos as melhores reações da skyline. O careca do Metrópoles que deu visibilidade à essa jóia do jornalismo brasileiro. Um pastor - que prega contra a população LGBTQIA+ - foi filmado sassaricando por Goiânia - GO, de peruca chanel loira e calcinha azul biscate enfiada no rego.



Aqui o Paulo falou uma coisa que é verdade: é fascinante!




Sem moderação
Por Ja.Ja.Jaded... 🚂🇵🇸🇵🇸🇵🇸💨 (@aerojaded.bsky.social)
Na tarde da quinta-feira (14), o álvaro postabosta 🚂 (@alvarofreitas.bsky.social) trouxe para o cluster brazuca a informação de que o Bluesky estava apagando posts com uma combinação de palavras:

Os bskytes testaram, claro. E além de terem os posts apagados, ainda receberam no e-mail cadastrado para a conta Bluesky uma reprimenda contra “atividade que viola nossas diretrizes da comunidade para discurso violento ou ameaçador”. No mínimo inusitado, pois não interessava o contexto do post, apenas a combinação das duas palavras!
E, bem, brasileiro já gosta de testar coisas, limites… Em pouco tempo a moderação simplesmente não deu conta - ou desistiu! - de apagar os posts, mas continuou enviando o e-mail, enquanto a galera resolvia transformar esse rolê em chacota. É que o dev que pensou nessa proeza não parece ter feito o melhor uso da lógica, como bem observado pelo Steven Flow (@windblow.org):

Pois é, a coisa foi feita tão à moda caralho que não previu burlas óbvias e aí os bskytes foram pra galera, porque quem tem limite é município, não o poder do brasileiro de saturar qualquer situação só “porque sim”. A celebridade oficial da Vila Céu Azul, o rogerio flausino do bsky (@j0ta.quest) esperava dias melhores, mas como não tá tendo…

A Plantei morangos (@mbrasil.bsky.social) citou o post inicial do álvaro e fez uma reflexão super válida, que também pode ser lida como denúncia aos “padrões da rede”:

O Bodinho Biska's Bar & Lanches💦 (@bodinholoiro.bsky.social) engrossou o coro dos descontentes com mais denúncia:

A rede se prestar a moderar automaticamente post que cita “Luigi” e “Elon” é mera proteção de bilionário, uma bela lambida no escroto de um mimado dono de foguete. Tem dev querendo fazer bonitinho pra enfeitar CV e enviar para a rede nazi? Se era um teste de moderação, a escolha inicial foi um tanto quanto polêmica. Por que não testar moderação automática de “discursos violentos e ameaçadores” com outras palavras? Sei lá, que tal “Rowling”? He he he
Por fim, achamos que a moderação pra aliviar pra bilionário foi aparentemente desligada, conforme observou nosso amado Bodinho:

Iremos continuar escrevendo sem 4 no lugar de A, sem metropolizar texto, mantendo a civilidade e esperamos sim, que exista uma moderação decente no Bluesky e que tenha prudência para filtrar o que é verdadeiramente discurso violento e ameaçador. Afinal, desejar um Luigi para cada Elon que existe nem é ódio, é só uma reação ao capitalismo selvagem! 💁♀️

Por Ja.Ja.Jaded... 🚂🇵🇸🇵🇸🇵🇸💨 (@aerojaded.bsky.social)
A gente não pode deixar passar aquele post maroto que transcende os top assuntos da semana, mas que carrega em si uma carga criativa digna de ser emoldurada:

Esse abaixo não iremos contextualizar, portais de notícia estão aí, mecanismos de busca… se não pegou a referência, corre pra dar um google!

E esse pequeno diálogo… um primor!


Por Ja.Ja.Jaded... 🚂🇵🇸🇵🇸🇵🇸💨 (@aerojaded.bsky.social)
A semana passada foi a semana das sutilezas em títulos de livros, filmes, nomes de bandas… foram vários trens derivando do mesmo objetivo: diminuir sutilmente algo. Vamos combinar que alguns bskytes foram sutis como paquidermes em loja de cristais, mas outros foram verdadeiros barões da criatividade e exímios na arte de “respeitar o enunciado”:



Também rolou trem de “virundum”, palavra atribuída ao jornalista Paulo Francis e que na psicolinguística nomeia o conjunto de processos de percepção e cognição pelos quais passamos no ato de escuta… o que em “bskytês” é só o ato de cantar errado uma música:


Com a repercussão do vídeo do Felca, os bskytes começaram a sonhar com mudanças e não faltou um trem para listá-las:



O “Pastor de calcinha e peruca na rua investigando” também rendeu trem! Os bskytes não tiveram vergonha e postaram fotos em trajes inusitados e se assumiram agentes da lei(tada) e da desordem! 🤣 Vale a pena conferir, é só buscar na lupinha do Bluesky por “Eu estava apenas fazendo uma investigação”. Sério, só procurem, até a gente entrou nessa! Rs
FIM!
E obrigada aos bskytes que contribuíram com a nossa pauta, são vocês que fazem o Bluesky valer a pena!
Espalhem a palavra, ajudando no engajamento. Esse periódico é 100% independente, alternativo e feito por mulheres. Quer falar com a gente? Manda mensagem lá no Bluesky, nosso perfil é @tremdoceu.bsky.social, ou nos chame no sac: sactremdoceu@gmail.com.
UM BEIJÃO E BOA SEMANA!
——————————————————————————————
Lembramos que o Bluesky é uma rede social pública, porém, caso o autor de algum post citado na newsletter queira solicitar a retirada, basta enviar uma mensagem para sactremdoceu@gmail.com. Agradecemos desde já a cordialidade!