Desescritório #6 - Nota de Pesar
Nota de Pesar sobre o falecimento do Jaguar.
Desescritório #6
Recebemos a notícia do falecimento do cartunista Jaguar, hoje, no Rio de Janeiro, aos 93 anos. Ele estava internado no hospital Copa d'Or. É uma grande perda para a cultura brasileira.
Um dos fundadores do Jornal O Pasquim, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, como era seu nome civil, recebeu a medalha Pedro Ernesto, a maior condecoração do município do Rio de Janeiro, pelas mãos do então vereador Chico Alencar. Jaguar devolveu a medalha anos mais tarde por saber que com ela havia sido condecorado Roberto Jefferson, político condenado no esquema do mensalão e cassado por corrupção.

Cartunista Jaguar devolve medalha no Rio de Janeiro - UNIVERSO HQ
O cartunista Jaguar (cujo nome verdadeiro é Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe), um dos criadores do Pasquim, num gesto de coerência com seu passado devolveu uma comenda recebida há oito anos. A medalha Pedro Ernesto lhe foi concedida na época, pelo vereador carioca Chico Alencar. Jaguar fez questão de devolvê-la para não dividir a honra […]
Boêmio, frequentou muitos bares no Rio de Janeiro, entre eles, o Bar da Amendoeira, em Maria da Graça, onde, no final da ditadura e início da Nova República, meu pai costumava beber.
A notícia triste foi melhor coberta pelos veículos de imprensa; deixo aqui o link para a cobertura da Agência Brasil:

Morre no Rio de Janeiro o cartunista Jaguar, aos 93 anos | Agência Brasil
Durante a ditadura, ele lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que foi mascote do jornal O Pasquim. Ele morreu de infeção respiratória e complicações renais.
Aqui um perfil detalhado no Portal dos Jornalistas, defasado mas bem completo:

Jaguar - Portal dos Jornalistas
Um dos grandes mestres do humor gráfico brasileiro, trabalhou na equipe que lançou a revista Senhor e foi um dos fundadores de O Pasquim. É chargista e colunista de O Dia
É uma maneira triste de começar o ano. Que os familiares sejam confortados pelo carinho de todos os fãs e admiradores.
Com muito pesar,
Ẹgrium Tạdrel