Desescritório #2 - Lançamentos e CEP de setembro
Lançamentos, CEP de setembro
Desescritório #2: 18 de setembro de 2024.
Nesta longínqua segunda edição, trocamos o meio de envio para uma plataforma profissional, de onde será possível gerenciar melhor o trabalho.
Lançamento da Ágatha:
No dia 19 de setembro (o Dia Internacional de Falar como um Pirata), vai acontecer o lançamento do livro Santa Ralé, da poetisa Ágatha Kreisler. Comprei na pré-venda, e vai aqui minha pequena resenha: O livro começa com o pé na porta, critica Dante e faz uma bela abertura; ela realmente põe seus sentimentos no papel, e não de qualquer forma. Não se enquadra na hipocrisia da sociedade. Voz sensível e enérgica, livre e desprendida, Ágatha busca uma humanidade próxima do fazer dos bichos – assim se apresenta o bicho-Ágatha, fera de colo e caça, a mulher do padre, mula-sem-cabeça, alcunhas que reivindica para si, como reivindica a liberdade para amar e odiar e ser quem se é sem amarras. Um livro que vale a pena. À venda no site da Editora Minimalismos: https://www.editoraminimalismos.com/product-page/santa-ralé-de-ágatha-kreisler O lançamento vai ser na quinta-feira, dia 19/09/2024 às 19:30, no bar Oscar Selvagem – Rua Paulo Barreto, 121, em botafogo, Rio de Janeiro/RJ.
Lançamento da Luciana:
A poetisa Luciana Moraes fará o lançamento de seu segundo livro, Flor de Sangue, na quarta-feira, dia 25 de setembro, às 19:30. O local é também o bar Oscar Selvagem, em botafogo. O livro está em pré-venda no site da Editora Libertinagem. https://www.editoralibertinagem.com/product-page/flor-de-sangue-de-luciana-quintão-de-moraes No site, é possível ler três dos poemas que integram o livro.
Lançamentos do Tạdrel:
Neste ano de 2024, foi feito o lançamento de Solitude, agora em formato pdf - disponível para leitura online ou download no Internet Archive. https://archive.org/details/texts?tab=collection&query=Tadrel Minha segunda obra, com orelhas do Perce Polegatto. A poesia é alimento para a mente, é arma para nos defendermos em um ambiente hostil, e fuga dos momentos ruins; é a forma de expressão que nos permite dizer o indizível, sugerir ideias através do espaço e do tempo, e sentir as sutilezas que a consciência humana é capaz de despertar. Dessa vez fiz também algumas experimentações: um poema em SQL e dois textos que ficam em algum lugar entre a crônica e a prosa poética.
Mais recentemente, o lançamento deste mês chegou à plataforma da UICLAP: Levantar Acampamento está disponível para impressão sob demanda. Dedicado aos amigos da ARCA, a Associação Racionalista de Céticos e Ateus, é um livro sobre fé escrito sob o ponto de vista de quem não a tem. Um livro pra refletir sobre o nosso lugar nesse mundo.
Lançamento do Capirotinho:
A campanha de crowdfunding do Guilherme Infante, quadrinista e autor do personagem Capirotinho, está em sua reta final, e já atingiu 206% da meta inicial, tendo batido a quarta meta extendida. O livro "Tirinhas Para Ler Enquanto Enrola na Firma" recebeu mais de 1200 apoiamentos, e é o livro ideal para quem está exercendo a justa Folga Presencial. Faltam apenas algumas horas para terminar a campanha, que pode ser acessada no link https://catarse.me/enrola. O Capirotinho foi censurado na Feira Literária de Alfenas/MG após ataques de candidato do PL, como foi noticiado na Revista Fórum. https://revistaforum.com.br/cultura/2024/7/11/capirotinho-artista-mineiro-censurado-em-festa-literaria-de-alfenas-apos-ataques-de-pre-candidato-do-pl-161911.html E Minas - talvez o Brasil - não está um lugar fácil. O livro "O Menino Marrom", do mineiro Ziraldo, livro infantil que aborda o tema do racismo, também foi censurado, dessa vez por um pastor ligado também o PL, como pode-se ver com mais detalhes na notícia. https://revistaforum.com.br/cultura/2024/6/26/abl-se-pronuncia-sobre-censura-do-livro-o-menino-marrom-feita-por-incentivo-de-pastor-do-pl-161153.html
Dia Internacional de Falar como um Pirata:
O feriado foi criado em 1995 pelos americanos John Bauer (Ol 'Chumbucket) e Mark Summers (Cap'n Slappy). De acordo com Summers, o dia é o único feriado conhecido originado como resultado de uma lesão esportiva. Durante um jogo de raquetebol entre Summers e Bauer, um deles reagiu à dor com um "Aaarrr!", e assim, nasceu a ideia. Este jogo ocorreu em 6 de junho de 1995, mas por respeito ao dia D, eles escolheram o aniversário da ex-esposa de Summers, pois seria mais fácil para ele se lembrar.
No começo, uma piada entre dois amigos, o feriado ganhou popularidade quando Bauer e Summers enviaram uma carta sobre o feriado para o colunista americano Dave Barry em 2002. Barry gostou da ideia e passou a promover o dia. Após a publicação da coluna de Barry, a crescente cobertura da mídia sobre o feriado possibilitou que este feriado fosse comemorado internacionalmente. Informações da Wikipedia.
CEP 20000 - setembro de 2024:
O CEP desse mês tem como tema "Primavera em Chamas", em alusão às recentes e famigeradas queimadas em todo o país. Programação: 20:00 Adiron Marcos (piano) 20:05 Cadernos do CEP 18 20:35 Adiron Marcos 20:40 Italo Diblasi 20:50 Flávio Morgado 20:55 Maria Clara Parente 21:00 Adiron Marcos 21:05 Ágatha Kreisler 21:10 Fausto Fawcett Os Cadernos do CEP vão contar com Botika Carnívora, Carlos Orfeu, Carolina Torres, Isabela Equor, Sérgio Cohn e Téia Porto. Dia 25 de setembro às 19:30 no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. A entrada é R$ 10,00.
É isso por hoje.
Um grande Abraço,
Ẹgrium Tạdrel