E se a cultura fosse ciência?
E se a cultura fosse ciência?
Criada em março de 2018, por Douglas McCarthy e Dr Andrea Wallace, o Open GLAM Survey mantém-se, provavelmente, como o levantamento mais exaustivo do estado da arte no que concerne às políticas de acesso aberto em instituições ligadas à preservação de património cultural pelo mundo fora (GLAM é um acrónimo de galleries, libraries, archives, museums = galerias, bibliotecas, arquivos e museus). O estudo elenca 44 instituições portuguesas, mas apenas duas delas partilham todo o conteúdo/dados elegíveis para tal - a Biblioteca Nacional de Portugal e o Museu da Cidade de Aveiro. Entre as possíveis causas para este número tão baixo estarão, certamente, as contradições entre políticas, legislação e práticas no setor da cultura, que geram confusão e insegurança tanto do lado de quem deseja aceder ou reutilizar estas obras, como do de quem detém as coleções.
"Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam." Artigo 27º da Declaração Universal dos Direitos Humanos
O direito às artes e à cultura está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos juntamente com o direito à participação no progresso científico. Há vários anos que Portugal mantém avanços significativos no seu compromisso com a ciência aberta, implementando uma Política Nacional para a Ciência Aberta alinhada com os esforços da União Europeia na prossecução de políticas de financiamento público que exijam a publicação em acesso aberto. Estas medidas justificam-se como uma retribuição justa, já que o financiamento público é assegurado pelos bolsos de todos nós, mas também através da ideia da ciência como um bem comum, cujo acesso livre é fundamentalmente benéfico para a população e para a sociedade.
Juntamente com a Acesso Cultura, a ANSOL, a BAD, a Knowledge Rights 21, a Communia, a Open Knowledge Portugal, a Wikimedia Portugal foi uma das signatárias de uma carta aberta, enviada ao Ministério da Cultura, propondo uma série de medidas para facilitar o acesso às colecções museológicas nacionais. Com as mudanças previstas após a anunciada extinção Direção-Geral do Património Cultural, 2024 trará uma nova oportunidade para definir políticas claras de acesso aberto para a cultura, incluindo o reconhecimento do domínio público neste contexto.
No dia 5 de janeiro, voltamos a reunir-nos na Biblioteca Nacional de Portugal para a comemoração do Dia do Domínio Público, celebrando autores nacionais cujas obras entram no domínio público em 2024. Esperamos que se juntem a nós nesta visão de que, tal como a ciência, a cultura é um bem comum que merece ser preservado e partilhado, para que todos o possamos usufruir.
Rute Correia, Gestora do Programa de Parcerias GLAM na Wikimedia Portugal
Atividades do movimento em Portugal
16 de dezembro, encontro de edição das Wiki Editoras Lx (online)
Depois de assinalarem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com uma mesa redonda este domingo, as Wiki Editoras Lx (WELx) dedicam a próximo encontro à mesma causa. Dia 16 de dezembro, em regime online.
Os encontros das WELx requerem inscrição prévia, através do email editoraswikipedialx[at]gmail.com.
5 de janeiro de 2024, Dia do Domínio Público (BNP, Lisboa)
A Wikimedia Portugal e a Biblioteca Nacional de Portugal voltam a unir esforços para a organização do Dia do Domínio Público, um evento anual de comemoração pela entrada de novos trabalhos no domínio público. O evento decorrerá na BNP, dia 5 de janeiro e, desta feita, terá como foco prático a plataforma Wikisource.
A celebração continuará ao longo de todo o mês de janeiro com uma editatona assíncrona, organizada em cooperação com a Wikimedia España, dedicada a pessoas portuguesas e espanholas cujas obras já caíram no domínio público. Os detalhes desta atividade serão divulgados brevemente no site oficial da Wikimedia Portugal.
9, 10 e 11 de janeiro de 2024, formação em edição Wikipédia (BNP, Lisboa)
Nesta formação de três dias (das 14h30 às 17h), além dos básicos de edição da enciclopédia, serão abordados tópicos específicos a temas relacionados com edição sobre música. A formação é presencial e gratuita, mas requer inscrição prévia.
Esta será a primeira de três formações mensais em edição nas plataformas Wikimedia do programa Wiki Loves Música Portuguesa. Em fevereiro, haverá uma sobre Wikidata; em março, será sobre Wikimedia Commons.
Chamadas abertas
Wikicon Portugal 2024, Évora
A Wikicon Portugal 2024 será em Évora, dias 5, 6 e 7 de abril do próximo ano. Em breve, abrirão chamadas para bolsas de deslocação. A informação será publicada no site oficial da Wikimedia Portugal.
Até 18 de dezembro: bolsas para a Wikimania 2024, Polónia
A Wikimania é o maior encontro de Wikimedistas do mundo. Em 2024, será em Cracóvia, na Polónia. A data do evento será anunciada brevemente, mas deverá ser no final de julho ou início de agosto.
As bolsas servem para cobrir despesas de transporte, alojamento e alimentação. Podem ser pedidas até 8 de dezembro. Informações detalhadas e formulários disponíveis na página oficial do evento.
Até 5 de janeiro: bolsas para o Wikimedia Hackathon 2024, Estónia
O Wikimedia Hackathon é o grande encontro de wikimedistas com interesse no ambiente técnico do mundo Wikimedia. O próximo decorrerá a 3, 4 e 5 de maio, em Talin, na Estónia.
O evento é gratuito e o registo já abriu. A organização também já abriu a chamada para bolsas