Ciência aberta > Acesso aberto
Ciência aberta > Acesso aberto
Outubro é o mês do acesso aberto. A publicação científica em acesso aberto é fundamental para a equidade do conhecimento, bem como para a inovação e progresso. Mas o acesso aberto é a ponta de um icebergue cuja profundidade está muito para lá desta materialização da ciência. A ideia de ciência aberta só é verdadeiramente possível se a incorporarmos em todas as fases do método científico - das primeiras observações às conclusões finais -, porque o conhecimento ergue-se sobre cada um desses pequenos passos, rumo a novas perspectivas sobre o mundo que nos rodeia.
Mas os desafios à partilha destes processos acumulam-se. Como gerir a quantidade infindável de conhecimento que se produz? Como garantir que a ciência não fica entrincheirada na suas próprias bolhas, confinada aos artigos, às revistas científicas, aos repositórios científicos? Como assegurar que o conhecimento chega mais longe, entrando definitivamente no nosso quotidiano?
A infraestrutura Wikimedia é uma solução integrada para a incorporação da investigação e do conhecimento na sociedade, seguindo os fundamentos da ciência aberta. Além de oferecer modelos e sistemas gratuitos, abertos e colaborativos para a gestão de conteúdo, de dados e de metadados, garante a disseminação de conhecimento junto da sociedade civil sem gatekeepers, interligando assuntos e fontes. Nas últimas duas décadas, a Wikipédia tornou-se um ponto de referência tão ubíquo que a relação de produção-disseminação se tornou ciclo: quando um tema chega à Wikipédia, o desenvolvimento científico dessa área também acelera.
Desde março de 2022, a Wikimedia Portugal tem feito um esforço para garantir que centros de investigação de universidades nacionais têm o apoio necessário nesta tarefa hercúlea que é partilharem a ciência que produzem na maior enciclopédia do mundo, e plataformas irmãs. A sistematização desta iniciativa materializou-se primeiro com a residência Wikimedista mantida na NOVA FCSH até junho deste ano, tendo evoluído através de uma colaboração regular com a FLUP que mantemos até hoje. Agora, pretendemos alargar a nossa rede de apoio a outras instituições.
Este mês, aproveitamos a Semana Internacional do Acesso Aberto para duas formações dirigidas à comunidade científica, mas a nossa esperança é poder continuar esta aproximação no futuro.
Juntem-se a nós!
Rute Correia, Gestora do Programa de Parcerias GLAM da Wikimedia Portugal
Atividades Wikimedia Portugal em outubro
De 23 a 27 - Semana Internacional do Acesso Aberto
A Wikimedia Portugal vai dinamizar duas sessões sobre direito de autor, no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto:
- dia 24 (terça), 10h30-12h, NOVA FCSH (online)
- dia 27 (sexta), 11h-12h30, Universidade do Algarve (online)
Título: Direito de Autor em Portugal: desafios à prática de Ciência Aberta
Descrição: Em junho deste ano, a diretiva da União Europeia para o direito de autor, aprovada em 2019, foi transposta para a lei portuguesa. Quais os desafios que levanta à prática e disseminação de ciência? Nesta sessão, exploramos alguns artigos que consideramos mais relevantes neste âmbito, fazendo o enquadramento com a Política Nacional de Ciência Aberta e explorando como os modelos de licenciamento aberto providenciados pelas licenças Creative Commons servem de salvaguarda.
Outras leituras
-
Hinnosaar, M., Hinnosaar, T., Kummer, M., & Slivko, O. (2023). Wikipedia matters. Journal of Economics & Management Strategy, 32(3), 657–669. https://doi.org/10.1111/jems.12421
-
Piccardi, T., Redi, M., Colavizza, G., & West, R. (2020). Quantifying engagement with citations on wikipedia. arXiv. https://doi.org/10.48550/arXiv.2001.08614
-
Piccardi, T., Redi, M., Colavizza, G., & West, R. (2021). On the value of wikipedia as a gateway to the web. Proceedings of the Web Conference 2021, 249–260. https://doi.org/10.1145/3442381.3450136
-
Thompson, N., & Hanley, D. (2018). Science is shaped by wikipedia: Evidence from a randomized control trial [SSRN Scholarly Paper]. https://doi.org/10.2139/ssrn.3039505