Aug. 23, 2025, 5:43 p.m.

Hachi não é burra,

meus fios da meada

talvez VOCÊ seja burro e não tenha entendido nada.

hachi sorrindo

(antes de mais nada, um disclaimer: como vocês sabem, mudei a plataforma em que irei publicar meus textos. o motivo está na última newsletter que enviei através do buttondown. como gostei muito sobre meu rant sobre Nana, resolvi republicar aqui.)

Agora vamos lá!

Vi Nana pela primeira vez com 16 anos, estou com 32 e revejo o anime pelo menos uma vez a cada dois anos (é meu preferido junto com InuYasha). Confesso que achava a Hachi muito burra. E, além de achar a Hachi muito burra, achava a Nana muito foda. Ela é, mas não como eu pensava.

Há um tempo quero externalizar isso e hoje isso sai. Ah se sai.

Vou tentar explicar.

Para ler ouvindo Track 3 of the NANA 707 Soundtracks, by Tomoki Hasegawa.

Nana conta a história de duas garotas com o mesmo nome, Osaki Nana e Komatsu Nana (que mais tarde vai ganhar o apelido de Hachi), que se conhecem num trem para Tóquio e por obra do destino acabam por morar juntas.


Hachi se apaixona à primeira vista o tempo todo e depende de outras pessoas para quase tudo. E parece que leitores e espectadores a odeiam por isso.

Ela vai para Tóquio depois que seus amigos e seu namorado vão estudar na cidade. Ela decide se juntar a eles um ano depois, depois de ter economizado dinheiro. Ela passa um fucking ano trabalhando numa locadora para juntar dinheiro e então se mudar para Tóquio.

Aqui você vai pensar: “nossa, ela mudou de cidade para ir atrás de macho e dos amigos. É dependente sim.” Mas o que você não sabe, ou não ligou a mínima, é que: os amigos dela SEMPRE reforçaram esse comportamento. Sempre, desde a escola.

O que você não sabe, ou não ligou a mínima, é que Hachi, ainda menor de idade, se envolveu com um homem maior de idade, casado. Ela foi extremamente manipulada por ele. Esse homem só a usou. Mas ninguém fala dele. Só falam do quanto uma menina menor de idade, no colegial, foi burra por ter se envolvido com um homem casado.

O que ninguém sabe, ou ninguém liga, é que Hachi não queria namorar Shoji. Ela o achava bonito, charmoso e tudo mais, mas não queria entrar num relacionamento com ele. Hachi queria ser amiga dele. Hachi foi manipulada para ficar com ele por seus amigos numa viagem. Foi manipulada pela Junko e pelo Kyosuke, que queriam transar em paz e se Hachi estivesse sozinha, não conseguiriam. Para eles, Hachi seria uma empata foda.

personagens do anime nana junko e shoji na praia. junko é uma mulher negra, tem o cabelo num coque e está sentada. shoji é um homem branco e está deitado ao lado da amiga.
Junko e Shoji.

Como já disse antes, ela vai para Tóquio um ano após Junko, Kyosuke e seu namorado Shoji irem. Ela trabalha e junta dinheiro. Na sua primeira noite na cidade, vai para o apartamento de Shoji, onde jantam e transam. No dia seguinte, Hachi resolve limpar todo o apartamento e passar no mercado e fazer o jantar para quando Shoji voltasse do trabalho.

Shoji volta, vê o ap arrumado e limpo, come uma comida caseira e pergunta de forma seca se ela saiu para procurar emprego e um apartamento.

shoji brigando com hachi durante o jantar. hachi é uma mulher branca, tem cabelos castanhos em uma maria chiquinha
Hachi e Shoji

Aqui, muitos dizem que Hachi foi infantil ao rebatê-lo dizendo que limpou o ap e fez o jantar para ele, ao que ele responde que não pediu por nada daquilo. Hachi fica se sentindo um lixo. Mas sério que vocês a acham horrível por isso? Não foi Shoji um baita de um cuzão? 

E foi daí para baixo!

A Hachi não é perfeita, mas é uma boa pessoa. Muita água rolou nesse relacionamento, onde ela errou - como qualquer ser humano -, mas conseguiu um emprego, conseguiu um lugar para morar, ela não dependia mais de Shoji.

No fim, Shoji a trai. Errar o que ela errou justifica levar um par de chifres? Ser carente justifica um par de chifres? Ser “infantil” justifica um par de chifres? Por que Shoji não terminou?

Shoji é um covarde. Típica pessoa que não quer a responsabilidade de terminar um relacionamento e faz de tudo para que o outro termine. Ele não queria essa dor de cabeça. Ele não queria ter que fazer a “sujeira” de jogar um relacionamento fora.

Ele preferiu trair. Ele preferiu fazer mal a uma pessoa que o amava para que essa pessoa terminasse.

Por que chamam Hachi de burra? Por que odeiam Hachi? Por que não odeiam Shoji?

Osaki Nana avançando em Shoji na noite em que ela e Hachi descobrem que ele trai Hachi com Sachiko
Osaki Nana avançando em Shoji na noite em que ela e Hachi descobrem que ele trai Hachi com Sachiko

E então vem a porra do Takumi.

Através do relacionamento da Nana com Ren, Hachi, conheceu o bosta do Takumi e entra num relacionamento bem instável com ele. Além disso, ela tinha em mente de que alguém como ele jamais assumiria alguém como ela, mas estava satisfeita com a relação. Ela não via Takumi com frequência, e ele não ligava nem mandava mensagens enquanto estava em turnê, mas ela continuava esperançosa de que manteriam essa relação secreta.

Enquanto isso, Nobu, um dos melhores amigos de Nana e integrante do Blast, se apaixona por ela, mas não consegue “competir” com Takumi.

Lembra que o Takumi não liga, não manda mensagens, só aparece quando quer transar? Pois é. Hachi e Nobu se aproximam - como amigos -, ela vai percebendo que são muito compatíveis, têm personalidades parecidas, são pessoas puras e inocentes, além de serem amigos bastante leais. Então, em certo momento, Nobu revela seus sentimentos. Nana entra em conflito consigo mesma mas decide que quer ficar com ele e TERMINA (aprende, Shoji) com Takumi por telefone.

Nana e Nobu.
Nana e Nobu.

Mas como para ela tudo é difícil, acaba descobrindo que está grávida, e embora ame Nobu, ela percebe que Takumi estaria em melhor posição para cuidar dela e de seu filho. Hachi também sabe que a única maneira de Nobu cuidar dela e de seu filho seria desistir da Blast e voltar para a pousada de sua família.

Hachi NÃO quer que ele desista de seu sonho, além de querer que a Blast fique famosa e popular. Ela ama e faz tudo pelos amigos, principalmente pela Nana.

Ela desiste do cara que ama para ele não desistir de fazer o que ama e para os amigos atingirem seus objetivos.

Nesse ponto, muitas pessoas se perguntam porque ela não abortou. E aqui eu me pergunto se viram o mesmo anime ou leram o mesmo mangá que eu.

still do mangá onde hachi e takumi conversam no ap 707 sobre a gravidez dela
Takumi e Hachi.

Muita gente parece esquecer do quanto Takumi manipula Hachi.

(nem vou entrar no mérito de que ele também abusa dela)

“Você já ouviu uma história em que a vítima de um sequestro se apaixona pelo sequestrador?

Quando a vítima fica presa ao seu captor, ela depende dele para sobreviver. Quando ele a trata gentilmente, ela sente como se ele fosse seu salvador. Embora ele seja, de fato, a raiz de todo o mal.

Tudo o que preciso fazer é estender minha mão gentilmente e você se apaixonará por mim. Este é o cenário.”

Se bem me lembro, essa citação é sobre Reira e Takumi, mas realmente se encaixa nessa situação também porque Takumi isolava Hachi de seus amigos, fazendo com que ele pudesse ser o único ali para ela.

Além disso, Takumi orquestrou como Nana e Nobu descobriram a gravidez de Hachi!

still do mangá onde mostra o takumi contando para nobu, por telefone, que hachi está grávida. nana está no mesmo ambiente que nobu.
Takumi contando ao Nobu que Hachi está grávida.

Ele tranca Hachi no banheiro, liga para o Nobu sem sua permissão e se coloca como o único que pode estar ali para Hachi e para o bebê.

Sem falar que a história se passa no ano 2000. No Japão. Hachi vem do interior do Japão. Do interior do Japão no ano 2000. Estamos em 2025 e aborto ainda é uma coisa complicada - não deveria ser mas é -. Imagina pensar em aborto num país hiper tradicional e machista no ano 2000?

Sem falar na criação da Hachi. Família feliz de comercial de margarina, pais casados há 50000 anos, três filhas, casa grande, mãe cuidando da casa, pai provedor. Hachi, no fundo, sempre quis isso e a família (pelo menos mãe, pai e irmã mais velha) esperava isso dela.

Agora, junta tudo isso. Como ela pensaria em abortar? COMO?

Eu poderia escrever 1000 páginas para mostrar como Hachi não é burra. As pessoas é que não entenderam nada. As pessoas veem Hachi como uma menininha mimada que só pensa em si mesma. Não veem como ela foi manipulada por pessoas que amava, inclusive um trintão enquanto ela era uma menina no ensino médio, rs. Ou vocês esqueceram?

Hachi é um dos personagens mais altruístas da obra e todos nós conhecemos pelo menos uma Hachi na vida real. Ela tem defeitos, sofre por homem e faz todas as besteiras que alguém com 20 anos pode fazer, mas ama os amigos e a família, é leal, faz tudo por quem ama.

gif de hachi segurando um copo de água, sorrindo e piscando em seguida

Ela faz tanto por quem ama que os deixa ir. Ela deixa Nobu não só por pensar no futuro do bebê, mas deixa Nobu para que ele realize seus sonhos, mesmo que isso implique não realizar os próprios sonhos.

Como podem falar que Hachi é burra?

Você acabou de ler a edição #2 de meus fios da meada. Você também pode navegar pelo arquivo completo deste boletim.

Bluesky Instagram
Este e-mail chegou a você pelo Buttondown, a maneira mais fácil de lançar e expandir a sua newsletter.