Não é Spam logo

Não é Spam

Subscribe
Archives
December 5, 2023

Cuide de você como cuida dos outros

Olá você,

Chegou mais uma edição da Não é Spam.

Fim de ano chegando e a cabeça não para de refletir. Já dividi na última news um pouquinho de 2023 e hoje quero falar sobre um assunto que foi bastante presente esse ano.

O quanto o que você fala pros seus amigos vale pra você?

Aposto que quando sua amiga tá na merda por conta de um descaso amoroso, você fala: "amiga, olha pra você. Você é muito mais do que o/a X."

Ou... "amiga, você se cobra demais. Você precisa se olhar com mais carinho."

Essas e tantas outras pílulas de amor são bem comuns entre amigos. Eu mesma troco memes e áudios me declarando pros meus. Mas o quanto disse realmente estou internalizando para mim? O quanto que a gente consegue se olhar com esse cuidado?

É um aprendizado diário. Não é fácil, mas é uma construção que vale a pena.

Tem uma amiga minha que eu sempre ficava de cara com a autoestima dela. E eu pensava: quero ser assim. Um dia perguntei para ela como isso tinha acontecido - até porque nós mulheres aprendemos a vida inteira a ser menos, né? E ela me disse: amiga, eu treino isso sempre.

Essa frase resume bem.

Portanto, o exercício diário é de deixar fluir; trabalhar o autoamor e ser gentil consigo mesma e com os outros. O resto se encaixa.

Nunca mais vai te faltar assunto no elevador...

Toda semana falo aqui de assuntos variados como trabalho, produtividade, descanso, feminilidade, liderança. Tem também a entrevista ping-pong.

Essa news é um complemento (talvez um espaço mais extenso) do meu instagram @clubebadass.

Ping-pong ☕

A entrevistada de hoje é uma conhecida virtual de longa data. Lais (@laiscsferro) já foi colaboradora do meu antigo blog lovemojitos e eu já ensaiei algumas vezes tentar uma aula de yoga com ela.

Lais se formou advogada, mas trocou de profissão. E hoje entrega bastante propósito em suas aulas de yoga. Vem ler!

1) Conta um pouquinho antes como é sua profissão, o que te fez escolher ela e como você chegou onde está hoje. Basicamente sua trajetória.

Eu falo que eu sou advogada de formação e professora de yoga de coração!! Já passei por várias fases, mas hoje eu sei que foi o yoga que me escolheu. Primeiro me escolheu pra transformar a minha vida, eu juro que não sei como estaria hoje se não fosse essa prática que me sustenta em todas as fases e áreas da minha vida, e, depois, me escolheu pra eu conseguir melhorar um pouquinho a vida de cada um que passa pelas minhas aulas. Acredito muito que a profissão não pode fazer sentido só pra pessoa, ela precisa ir além, precisa chegar no macro, entende ?

2) Um dos principais debates sobre trabalho é: dizem que a gente pode escolher um trabalho (que tem um propósito) ou um emprego (para pagar as contas). Como você enxerga o seu lugar profissional no meio disso?

Acho que as duas coisas precisam se relacionar. Na minha realidade, não faz sentido eu ter um emprego apenas pra pagar as contas. Tenho certeza que chegaria um momento que ficaria insustentável pra mim, sabe? Iria pirar.

Mas também não podemos romantizar e escolher apenas por amar, ficaria insustentável também, afinal, vivemos em mundo material, temos boletos pra pagar, coisas que desejamos comprar e vivências para realizar. E hoje em dia a principal moeda de troca é o dinheiro. Entao, acredito que a pessoa mais realizada hoje em dia é aquela que consegue juntar as duas coisas.

3) Você ama o que você faz? Como lida com dias ruins? Fala um pouquinho sobre cuidados com saúde mental.

Eu amo! Confesso que são poucos os dias que estou desanimada pra dar aula. Porém, depois que virei mãe a rotina virou de cabeça pra baixo e o esforço ( e organização) precisa ser maior pra sair de casa pra dar aula, às vezes penso em desistir. Mas quando chego no local pra dar aula parece que a chave muda e eu estou 100% presente, como se nada mais existisse. Isso me traz paz e contetamento e volto bem melhor pra casa.

4) Como você enxerga essa nossa cobrança adulta por sermos os melhores, querermos abraçar o mundo e estar sempre produzindo? Como você lida com isso também?

E em nós mulheres essa cobrança é vezes 1000, né? Uma coisa que eu venho aprendendo é tentar separar o que é meu e o que é do outro, do mundo, sabe? Ainda mais depois que virei mãe. Isso começou a fazer muito mais sentido: cada maternidade é única, mas no início esperam muito de nós né? Aliás nos esperamos muito de nós mesmas: que a gente consiga amamentar , que o bebê não seja chorão, que ele durma bem, que ele desenvolva rápido, que a gente continue fazendo as nossas coisas, que a gente volte a trabalhar, que sejamos uma mãe perfeita, paciente, amorosa o tempo todo e mais e mais e mais e assim, é impossível dar conta de tudo. Apenas im-pos-sí-vel!! E precisamos entender que não seremos perfeita e melhores em tudo e tá tudo bem não ser também. Eu já quis muito ser perfeita e a melhor em todas as facetas: mãe, mulher, filha, irmã, esposa, profissional. Mas hoje venho entendendo que não dá pra ser tudo o tempo todo pra todo mundo. Às vezes vou me sentir a melhor professora, mas vou deixar a desejar com meu bebê, à vezes vou me sentir a mãe mais perfeita do mundo, mas vou deixar meu marido à minha espera, e é essa é a vida !!! Cíclica.

5) Você mantém projetos paralelos? Como é isso pra voce?

Siiim!! Teve épocas que me dediquei somente ao yoga, mas hoje em dia tenho projetos em paralelo. A maternidade me fez resgatar sonhos antigos que estavam adormecidos há tempos, e hoje me dedico também a eles ;)

6) Como a maternidade te mudou nesse sentido de trabalho e perspectivas?

Me fez valorizar ainda mais cada momento. Seja em casa, com meu bebê, seja no trabalho! Me fez valorizar melhor meu tempo fora de casa e dentro de casa.

Penso melhor no futuro e nas possibilidades e oportunidades que quero pra mim, pro meu filho e pra nossa família, e isso me fez enxergar com maior clareza meus objetivos pessoais e profissionais e me empenhar hoje para conquistá-los. Acho que se não fosse a maternidade eu não teria a força necessária para ir em busca de projetos que eu sempre quis realizar, mas por vários motivos ficaram guardados tão no fundo que eu nem sabia que ainda existiam.

Geradores de assunto no elevador 🧊

  • Importante para fechar o ano: 5 dicas para terminar aquele livro.

Para refletir 🧠

  • Como você pode se amar mais hoje? Meu ritual inclui incensos e meditação logo cedo ;D

Don't miss what's next. Subscribe to Não é Spam:
LinkedIn Instagram
Powered by Buttondown, the easiest way to start and grow your newsletter.